Connect with us

DESTAQUES

MASSAPÊ | População aponta prioridades para a Saúde em Conferência Municipal

Publicado

em

O Conselho Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura de Massapê do Piauí e Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta terça-feira, 25, a VII Conferência Municipal de Saúde, com o objetivo de discutir, avaliar e elaborar as diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

Para o evento, realizado no auditório da Câmara Municipal, foram mobilizados representantes dos poderes públicos municipais – Executivo e Legislativo, de entidades não governamentais, profissionais e servidores da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde e a sociedade civil em geral.

Após a cerimônia de abertura, o enfermeiro especialista Hamilton Lacerda ministrou a primeira palestra, onde apresentou o diagnóstico da saúde local, com números e dados dos sistemas de produção do município que são disponibilizados para o Ministério da Saúde. O palestrante mostrou um crescimento nos números da saúde neste ano, quando comparado ao mesmo período de 2016.

“Com base nesses dados, podemos afirmar que os serviços de saúde de Massapê estão funcionando bem, atingindo todas metas e indicadores previstos. Claro que sempre é preciso melhorar, avançar cada dia mais, e é com essa visão, com esse entendimento, que nos reunimos nessa Conferência para avaliar esses dados e discutir o que pode ser feito para melhorar”, disse.

Em seguida, a enfermeira mestra Gerdane Celene Nunes Carvalho ministrou a palestra magna, através da qual abordou todo o Sistema Único de Saúde, na perspectiva da organização das redes de atenção à saúde, e explanou o tema central da Conferência, “Rede de Atenção à Saúde: Organizando o acesso às ações e serviços de Saúde”, além dos três subtemas – o direito e acesso à saúde, o sistema de referência e contra referência, e a coordenação e continuidade do cuidado -, que nortearam os trabalhos em grupo.

Durante a palestra, foram realizados debates, elencados os problemas e feito um diagnóstico situacional dos serviços de saúde em Massapê, através do qual os grupos de trabalho puderam elaborar as sugestões para a melhoria.  As propostas foram apresentadas para a plenária, debatidas e aprovadas pelos delegados.

Dentre as propostas, fortalecer o cuidado de saúde mental, a promoção de mais ações de educação e saúde na zona urbana e rural, construção de uma UBS na localidade Bom Nome, a qualificação continuada dos profissionais de saúde, o aumento nos recursos destinados para a Farmácia Básica e a oferta de atendimento em outras especialidades, como ginecologista obstetra, pediatra, ortopedista, educador físico e nefrologista, dentre outros.

Publicidade

Com base no relatório da Conferência que o município vai elaborar o Plano Municipal de Saúde, que será encaminhado para pactuação na Comissão Intergestora Regional e na Bipartite, para que os serviços de saúde no município, como também as referências de média e alta complexidade, oferecidos em Jaicós, Picos e Teresina, possam ser melhorados.

A secretária municipal de Saúde, Maria Lúcia, fez uma avaliação positiva da Conferência, destacando a grande participação da sociedade nos seus diversos segmentos. Em sua fala, a gestora agradeceu a todos que participaram e colaboraram, com ideias e propostas, para a elaboração do Plano e a consequente melhoria dos serviços de saúde. “Esta foi uma oportunidade importante de nós avaliarmos a situação atual, discutir e traçar as metas para que possamos formular o Plano Municipal de Saúde e colocar em prática. Massapê tem investido e proporcionado condições para melhorar o acolhimento e o atendimento à população na zona rural e urbana, e o desejo da gestão é continuar avançando cada dia mais”, pontuou.

O prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho, participou da Conferência e destacou a importância da realização das mesmas como um instrumento participativo de elaboração das diretrizes para a implementação das ações do município em prol da população. “Já realizamos a Conferência de Assistência Social e hoje estamos discutindo sobre a Saúde, um momento muito importante para o nosso município, onde vamos avaliar, discutir as políticas públicas desenvolvidas, e propor as devidas melhorias para o setor”, disse.

Segundo o prefeito, desde a última Conferência Municipal de Saúde, realizada no ano de 2013, o município teve significativos avanços. Chico Carvalho elencou alguns, como a instalação da Unidade Básica de Saúde da sede do município, o a maior casa de saúde, onde acontece a maioria dos atendimentos à população; a instalação do NASF com o Centro de Fisioterapia; a aquisição de equipamentos para os Postos de Saúde; a aquisição de mais um veículo modelo Fiat Toro; e ampliação do atendimento médico e de outros profissionais em todo o município. “No próximo dia 09 de agosto nós vamos estar entregando outra importante obra no setor da saúde, a UBS do povoado São Francisco, que vem para somar e melhorar muito mais os serviços de atenção básica naquela região. Além disso, iniciamos a construção de mais uma UBS no povoado Porteiras e temos vários projetos em andamento, como a aquisição de mais veículos”, disse, acrescentando que a Saúde é uma das áreas prioritárias da sua gestão.

Além do prefeito e da secretária de Saúde, outras autoridades também estiveram presentes no município, como a presidente do Conselho Municipal de Saúde, a enfermeira Gabriela Batista, os secretários municipais Lucileide Carvalho (de Gestão), Reinaldo Carvalho (de Fazenda), Francivaldo Reis (de Agricultura), Nivaldo Rodrigues (de Obras), Roberto Carvalho (de Esportes), Robervan Silva (de Controle Interno), e os vereadores José Duruteu (Filô), Mariane Farias e Rivaldo Carvalho.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS