Connect with us

DESTAQUES

Menina que nasceu com doença rara no Piauí ‘mobiliza’ redes sociais

Publicado

em

O ‘Piauí Pela Pequena Maísa Vitória’. Essa é a mais nova campanha social a mobilizar os usuários de redes sociais e toda Internet no Piauí. O ato foi criado para salvar a vida de Maísa Vitória Lustosa Sampaio, de menos de dois meses de idade. A bebezinha tem ictiose lamelar, uma doença rara de pele (não contagiosa) e que a impede de fechar os olhos e a boca, além de mamar. A pele da menina fica toda escamada.

Por ser filha de pessoas muito pobres seus pais não têm condições de arcar com o tratamento para a menina, muito menos de comprar medicamentos e alimentação adequada. Amigos da família têm utilizado a Internet para pedir ajuda de produtos e insumos para melhorar a qualidade de vida da menininha.

Maísa Vitória nasceu às 13h58 do dia 09 de maio deste ano no Hospital Estadual Júlio Hartman, em Esperantina (a 188 quilômetros de Teresina, no Norte do Piauí). Ela é filha dos agricultores Lucemir Lustosa Lira e Francisco das Chagas Carvalho Sampaio, ambos de 23 anos. A família, que tem outros dois filhos, é moradora da localidade Ininga (a 25 quilômetros da zona urbana de Esperantina), proximidades do Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu. Eles sobrevivem como moradores de uma fazenda e de benefícios assistenciais do Governo Federal. Não têm sequer geladeira ou televisão em casa.

A menina tão logo nasceu foi diagnosticada com o problema de saúde. A pele dela se parte. É como se tivesse escamas. O problema é genético e não é contagioso. Por enquanto não há cura. Ela pode ganhar qualidade de vida e sobreviver normalmente caso receba tratamento adequado e tenha uso contínuo de cremes e outros medicamentos. Esses materiais são bem caros.

Publicidade

O caso terminou sensibilizando a enfermeira Ylmara Teles, que é moradora da cidade de Esperantina. Ela usou a Internet para pedir ajuda a amigos e familiares. O caso ganhou repercussão em todo o Piauí e várias pessoas se predispuseram a ajudar. No momento em que estava sendo entrevistada a enfermeira interrompeu a conversa porque estava recebendo fraldas para a pequena Maísa. Mas as ajudas precisam ter garantia de continuação.

“Ela precisa de alguns tratamentos porque não fecha os olhos, tem a pálpebra virada. Ela também dorme com a boquinha aberta porque não consegue fechar”, destacou a enfermeira.

 

Maísa já foi trazida para Teresina e foi consultada. Ela chegou a ser internada na Maternidade Evangelina Rosa, na capital do Piauí. Os médicos recomendam profundo tratamento com medicamentos já que excetuando-se a pele, a saúde da menina está normal.

Os médicos que tratam Maísa Vitória recomendam que ela utilize os seguintes produtos: Desistin (creme preventivo de assaduras, da Jhonson & Jhonson); leite em pó Nestogeno (da Nestlé), porque a pequenina não consegue se alimentar de leite materno por causa dos problemas na boca; Solução Fisiológica 0,9%, marca Sorimax; Colírio Lacribell; remédio Combiron (glicinato férrico); polivitamínico Protovit Plus, além de alimentação para a família que praticamente parou a vida para tratar da pequenina.

Publicidade

Maísa Vitória está com peso e altura normais.

As doações e mais informações sobre a menina podem ser feitas pelo telefone (86) 9 9914 2727 (falar com Ylmara Teles). Ela destaca que o mais importante são doações de remédios e outros materiais que ajudem a tornar a vida da menina melhor. “É melhor que dinheiro. Maísa precisa de muitos medicamentos, de fraldas, de uma geladeira, de um umidificador e de muitos cremes para a pela”, frisou a anjo da guarda da menininha. “Sugiro também que as pessoas conheçam o caso, principalmente para evitar o preconceito”, finalizou a enfermeira Ylmara Teles.

Fonte: OOlho

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS