Connect with us

DESTAQUES

Mesmo com chuvas acima da média no Piauí, seca deve continuar este ano no semiárido

Publicado

em

O Piauí tem registrado altos índices de chuvas nos primeiros meses de 2018. Tem sido comum em diversas cidades do estados as cenas de fortes chuvas e temporais. A previsão para a partir deste sábado (17/02) é de que muitas chuvas atinjam cerca de 140 municípios em todo o Piauí.

Mas de acordo com a meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sônia Feitosa, em entrevista ao OitoMeia, as chuvas no Piauí estão distribuídas de forma diferente pelas regiões do estado, o que faz com que a seca permaneça este ano na região do semi-árido.

Barragens da região do semi-árido registram aumento de água, mas não deve manter até o fim do ano(Foto: Divulgação)

“Para o Norte, as chuvas estão acima da média. Na região do Rio Parnaíba, por exemplo, temos chuva dentro da média. E na região do semi-árido, chuvas abaixo da média”, explica a meteorologista.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente tem registrado aumento do nível dos volumes dos rios afluentes no sul do estado, o que termina ocasionando também melhora no nível de água de algumas barragens que abastecem as cidades e comunidades da região do semi-árido.

Publicidade

NÍVEIS DE BARRAGENS

“A gente vê, inclusive viajando pelo sul do estado, os níveis das barragens ainda baixos, principalmente no semi-árido. Temos notícias de que algumas barragens estão ganhando volume, porque os rios também estão. Quem traz essa água são os afluentes dessas barragens, são os rios”, detalha a especialista.

Mesmo com o aumento do nível das barragens no interior do estado, a perspectiva é que até o meio do ano, elas voltem a um volume insuficiente. “Quando nos pergunta: ‘Vai chover bem esse ano?’ ‘Vai!’. ‘Vai acabar a seca?’ ‘não’. Quando chegar julho, agosto, alguns reservatórios vão estar secando novamente”, explica Feitosa.

Fonte: Oito Meia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS