Connect with us

DESTAQUES

Ministério do Trabalho resgata 54 trabalhadores em situação análoga à escravidão no Piauí

Publicado

em

O Ministério do Trabalho resgatou 54 trabalhadores em situação análoga a de escravos, dentre estes havia adolescentes em estado de trabalho desonroso em Baixa Grande do Ribeiro, a 600 quilômetros de Teresina. Os trabalhadores resgatados estavam em uma fazenda de cultivo de soja onde faziam a limpeza manual de áreas de plantio, segundo informações do Estadão.

O Ministério divulgou que os trabalhadores não tinham registro em carteira e não usavam nenhum equipamento de proteção individual.

Os mesmo realizavam a limpeza manual da área, coletavam raízes da terra sem proteção, afirmou o auditor fiscal do Trabalho Robson Waldeck.

O auditor diz ainda que o cenário é de degradação. O grupo foi deixado numa cidade do interior do Piauí e Maranhão, e estava instalado em barracas de plástico e usavam a mata para fazer suas necessidades.

A equipe de fiscalização chegou à conclusão de que as refeições eram feitas em local totalmente inadequado e sem qualquer higiene. Os fiscais também relataram que nenhum dos trabalhadores fez exame médico admissional obrigatório e eram forçados a cumprir jornadas excessivas de trabalho.

Publicidade

Após a notificação da fiscalização com relação as irregularidades, que ferem totalmente a legislação trabalhista, os proprietários da fazenda tiveram que pagar as pessoas resgatadas todos os direitos trabalhistas, eles também terão direito a receber três parcelas do Seguro-Desemprego.

 

 

Fonte: Estadão

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS