Connect with us

DESTAQUES

Missa e procissão encerram os festejos de São Sebastião em Patos do Piauí

Publicado

em

Patos do Piauí celebrou neste mês de janeiro os festejos de São Sebastião, santo padroeiro do município, uma tradição que se repete a cada ano e movimenta a comunidade católica. Este ano o evento religioso celebra São Sebastião  refletindo sobre o tema “Com São Sebastião defendemos a natureza e os pobres”.

A programação teve início dia 11 de janeiro e, ao longo de nove dias, foram celebradas missas e realizados momentos de oração em preparação para a festa do padroeiro, que aconteceu na  manhã do último sábado, 20. A missa solene foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José, e concelebrada pelos padres Edivaldo Santos, pároco local, e Fernando Amando, da Paróquia de Padre Marcos, que é do município de Patos.

Durante sua homília, Dom Plínio, disse que festa do padroeiro é momento muito especial, de forte demonstração de fé,  da comunidade católica do município.  Ele também falou sobre o medo e a insegurança vivenciada nos dias atuais, conclamando que tais sentimentos não devem  interferir no amor e confiança a Deus.  “A fé ajuda a não temer a dificuldades, no evangelho de hoje, a palavra de Jesus diz,  “Não tenhas medo”. Sabemos que o medo toma conta de qualquer pessoa, principalmente, diante da realidade que vivenciamos por conta da violência, mais acima do que se vive no mundo,  a palavra de Deus está acima de tudo, ela nós encoraja,  passa tranquilidade e nós estimula a seguir em frente”, disse.

Após a missa, foi realizada a procissão pelas ruas da cidade, quando a imagem do padroeiro foi seguida pelos devotos que entoavam cânticos e orações. Um momento de forte religiosidade, de agradecimento e renovação da fé cristã.

O padre Edivaldo Santos fez uma avaliação positiva do evento e destacou o crescimento na participação da comunidade católica nos festejos. “Para nós é motivo de muita felicidade, saber que Deus nos guiou durante esses dias, e que a comunidade respondeu e superou as nossas expectativas. Tem aumentado  cada vez mais a  participação de nosso povo e isso é bom, é sinal que Deus continua agindo em sus vidas, nossos fies continuem correspondendo ao chamado de Deus “destacou o padre.

Publicidade

O pároco ainda deixou uma mensagem de esperança aos fies. “Confia no senhor, não uma confiança cega, mais de filhos que acreditam em Deus, que se entregam nas mãos do senhor. Ele que pode realizar todas a coisas, que cuida de nós e sabe do que precisamos, e durante esses dias buscamos  despertar nos corações do fies esse  participar, esse assumir de ser cristão na sociedade”, disse o  pároco  que, também,  agradeceu a todos os envolvidos na realização dos festejos, que contribuíram e que participaram.

Veja as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS