Connect with us

DESTAQUES

Missa e procissão marcam encerramento do 38º Festejo de Santo Antonio em Vila Nova do Piauí; fotos

Publicado

em

O ápice da fé cristã católica no 38º festejo de Santo Antônio foi vivido na noite desta quinta-feira (13), na missa solene em homenagem e honra ao santo padroeiro da cidade de Vila Nova do Piauí. A data de 13 de junho celebra o Dia de Santo Antônio.

O principal dia do festejo reuniu centenas de devotos e fiéis que compareceram e juntos celebraram a cerimônia sagrada. As graças e os milagres alcançados pela interseção do santo casamenteiro como é chamado também no plano terreno, foram louvados pelos munícipes vila-novenses e diversos cristãos residentes em outras cidades, povoados e localidades da região.

A missa solene iniciou às 18h e foi presidida pelo padre e pároco da Paroquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do município de Fronteiras, padre Gildo Coelho. A paróquia mencionada abrange a área pastoral da cidade poesia. O ato foi concelebrado pelo diácono Francisco Ramires, que ao lado do presidente da missa derramou uma chuva de bênçãos em todos o que prestigiaram a celebração.

Na homilia proferida pelas palavras do diácono Ramires, mencionou a época de Jesus quando deixou seus ensinamentos aos discípulos.

“Naquele tempo Jesus disse que se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos Fariseus, vós não entrareis no reino do céus[…] Não matarás porque aquele que matar será condenado pelo tribunal. Todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo. Quem chamar seu irmão de tolo será condenado ao fogo do inferno. Quando estiveres levando a oferta para o altar e lembrar que teu irmão tem algo contra ti, deixe tua oferta e procura conciliar-te com teu adversário e só depois vai apresentar tua oferta”, proferiu o diácono.

Publicidade

“A misericórdia de Deus não é diferente. Deus nos dá a misericórdia e bondade. Deus nos presenteia com seu amor. É gratuito! Contudo, de nada adianta Deus derramar sua graça e misericórdia se estivermos com o guarda-chuva do nosso egoísmo, da nossa mesquinhez e orgulho. Ele pode nos dá a graça mas se resguardarmos ao orgulho e van gloria pessoal, a graça da chuva não irá nos molhar”, disse durante a homilia.

“É preciso se abrir e abrir as portas do coração para a chuva da graça de Deus entrar em nós e mergulhar no seu amor, encharcando no coração com o amor de Deus” disse o diácono.

-Depoimentos

No uso da tribuna sagrada, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, agradeceu pela ocasião de glória e graça. No momento de sua palavra convidou pessoas para fazerem seus relatos sobre a luta contra doenças que acometem-as. A exemplo os portadores de câncer que estão em combate a fim de curar-se.

Entres os depoentes estava o senhor Luís Lopes que fez o testemunho. Com assistência e apoio da gestão municipal na cidade de Teresina, Luís que luta há 2 anos e 11 meses fez seu relato de vida durante o período de tratamento contra o câncer.

Publicidade

“Primeiramente agradeço a Deus por esta maravilha que tem feito a mim. Ao prefeito Edilson que deu toda assistência com transporte e estadia na casa de apoio. Nessa caminhada de dois anos e onze meses estou curado, graças a Deus, aos meus filhos e minha esposa que têm me acompanhado. Quero agradecer ao vice-prefeito Antônio Tiago que tem me ajudado nessa caminhada assim como o ex-prefeito Arinaldo Leal que fez o encaminhamento”, agradeceu.

“Peço as pessoas, sejam idosas ou não, que se um dia adoecer, não desanime porque tem o Deus do céu para ajudar. Passei dois meses bem desanimado, mas graças a Deus me animei novamente”, relatou o senhor Luís.

Devota de Santo Antônio,  a senhora Dora do Antenor como é conhecida, sofreu com câncer de mama. A mesma agradeceu também a Deus e ao prefeito Edilson que sempre prestou assistência, e ao vice-prefeito Antonio Tiago que também a acompanhou.

“Lembro muito bem que meu compadre e vice-prefeito e comadre Kátia pediram a Deus pela minha cura durante um show católico que aconteceu há três anos”, recordou dona Dora destacando todo apoio que recebeu de lideranças políticas, amigos e familiares.

Dona Inocência que lutou contra a doença também agradeceu por todo apoio recebido.

Publicidade

“Agradeço por tudo que Deus fez na minha vida. Eu adoeci e comecei a fazer tratamento em Teresina ainda na época do mandato de Arinaldo Leal. Ele sempre esteve rente em tudo que precisamos e quando chegou meu primo e prefeito Edilson apoiou também. Estou com três anos nessa caminhada e agradeço sempre a Deus, a nossa irmã Ana Carolina porque até hoje eles têm me ajudado, e ficam na casa de apoio […] essa caminhada é grande e pesada e só sabe quem já enfrentou”, declarou a senhora Inocência devota de Santo Antônio.

O padre Gildo durante a homilia agradeceu a todos pelo empenho da comunidade que esteve envolvida durante os dez dias de festejo religioso.

“Quero aqui agradecer a todos que estão fazendo duas doações e as comunidades que estiveram presentes se empenhando na festa de Santo Santo Antônio”, mencionou.

Ao Cidades Na Net, Gildo Coelho, sacerdote celebrante da missa solene em honra ao padroeiro de Vila Nova, pela primeira vez conduziu o festejo e revelou imensa alegria.

“É com muita alegria que conduzo pela primeira vez o festejo de Vila Nova. Tenho muita gratidão a essa comunidade que se empenhou e se doou esses dias. Foi um momento de experiência, fé, partilha, doações onde muitas pessoas se envolveram. A comunidade cresce cada vez mais. Ao grupo que cantou aqui na festa e desempenhou muito bem. Ficamos felizes em ver esse sinal de crescimento com a participação e o envolvimento do povo de Vila Nova durante esses dez dias de festejo”, declarou.

Publicidade

Ao final, em entrevista, o sacerdote, deixou uma mensagem de fé para os fieis de Vila Nova.

“Que esse tempo possa ter fortalecido a fé dos vila-novenses e assim continuar perseverantes nessa caminhada e, que o espírito santo possa continuar iluminando e suscitando nos corações de todo esse povo o ardor missionário e o desejo de evangelizar cada vez mais”, recomendou o padre Gildo.

Logo após a missa, o devotos seguiram em cortejo na procissão percorrendo as principais ruas da cidade. Ao final do trajeto houve a bênção do santíssimo que marcou oficialmente o encerramento do trigésimo oitavo festejo. Em seguida aconteceu o sorteio da rifa beneficente.

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS