Connect with us

DESTAQUES

Missa e Show unem povo católico no 52º festejo de São Cristóvão em Marcolândia-PI; veja fotos

Publicado

em

A Paróquia de Marcolândia-PI, pertencente à Diocese de Picos, celebra de 16 a 25 de julho de 2017, a 52ª festa do seu padroeiro, São Cristóvão. O último dia da programação religiosa e festiva aconteceu nesta segunda-feira, 24.

À noite, centenas de fiéis católicos lotaram o calçadão e a praça da Igreja Matriz onde participaram da Novena-Missa, presidida pelo padre Antônio Cristo de Oliveira e concelebrada pelo Padre Ferdiran Fontes Mendes – vigário da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus em Picos.

Na homilia, o sacerdote Ferdiran rogou a Deus que ilumine os noitários – as autoridades constituídas, as comunidades rurais da paróquia e toda a população do município, “precisamos amadurecer os nossos corações e ser bons semeadores sobretudo da paz e do amor”, disse.

Padre Ferdiran Fontes Mendes concelebrou a novena

Paralelo às atividades religiosas do padroeiro, uma mega estrutura de palco, som e iluminação foram montados na Avenida Corinto Matos, local onde acontecem anualmente os shows que fazem parte do calendário religioso do município. Para bem celebrar, a cantora Adriana Melo uniu o povo católico de Marcolândia e centenas de visitantes de outros municípios em um show de bênçãos e louvor a Deus.

Cantora Adriana Melo- Seu canto tem musicalidade, conteúdo, sonoridade e serenidade.

A ação é de iniciativa da Igreja Católica e conta com o apoio financeiro da prefeitura municipal, através do prefeito Francisco Pedro de Araújo- PT, o Chico Pitu, para a realização do show.

Publicidade

Milhares de fiéis católicos participaram da última noite de novena missa

Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, durante o show o prefeito Chico Pitu, como é popularmente conhecido, falou da importância de valorizar o festejo. “Desde do ano de 2013 quando assumimos a primeira gestão nós assumimos as despesas e a realização do evento com recursos previstos na lei orçamentaria anual; em se falando da igreja o padre Antônio Cristo tem feito um grande trabalho e isso atem unido a  fé católica, portanto esse é um momento de renovar a fé, e louvar a nosso pai maior, que é Deus; estou imensamente feliz pela presença dos devotos e devotas de São Cristóvão  e pelo grande show católico que realizamos hoje junto a Igreja ”, disse.

Prefeito de Marcolândia, Francisco Pedro de Araújo- PT, o Chico Pitu

Perguntado como está a gestão pública, Chico Pitu foi enfático e disse que no seu governo manter o pagamento dos funcionários e fornecedores em dia, bem como a luta para enfrentar a crise hídrica que assola o município são prioridades. “Temos trabalhado diuturnamente para melhorar a vida da população, enfrentamos a maior crise de falta de água e já garantimos nestes primeiros seis meses a aquisição de duas mil carradas de carro pipa; estamos sonhando com a construção de um terminal rodoviário; temos um projeto em andamento de mais de 20 mil metros de calçamentos; nossa missão é lutar pelo povo que são prioridades e essência da gestão” pontuou o gestor.

O festejo mantém há 52 anos viva a tradição católica na cidade da energia eólica. Em conversa ao Cidades Na Net, o Padre Antônio Cristo também avaliou o festejo desse ano.

Padre Antônio Cristo de Oliveira- pároco de Marcolândia

“Nosso festejo está sendo de muita alegria, muita gratidão: primeiro pelo tema escolhido esse ano rememorando a paz; a presença dos padres, dos devotos e devotas de São Cristóvão, das autoridades marcaram nossas noites; também destaco o apoio que o prefeito Chico Pitu tem dado com a oferta de mais um show católico como o que vamos assistir daqui a pouco; pontuo como positivo e agradável a presença de uma multidão que vieram prestigiar esse momento de evangelização”, declarou.

O sacerdote destaca a participação dos fiéis católicos. “Tivemos uma participação de mais de duas mil pessoas por noite durante todo o 52º festejo, tanto que tivemos que fazer as novenas-missas em frente à Igreja. Avalio, portanto o festejo de forma positiva, nosso povo rezou e ficará as sementes do amor e da paz”, concluiu.

Publicidade

Programação

Os festejos seguem nesta terça-feira, 25, as 12h haverá o oficio de Nossa Senhora e às 16:30h – Missa solene da festa do padroeiro e seguida da procissão com a imagem de São Cristóvão, no final da procissão aspersão com água benta nos veículos concluindo com a Bênção do Santíssimo Sacramento. A missa da festa será transmitida pela Rádio Cultura FM de Picos.

VEJA MAIS FOTOS DA MISSA E SHOW COM ADRIANA MELO:

 

 

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS