Connect with us

DESTAQUES

Missa sertaneja celebra 106 anos do nascimento de Luiz Gonzaga

Publicado

em

Para celebrar os 106 anos do nascimento de Luiz Gonzaga, a Colônia Gonzaguiana de Teresina realizou, nessa quinta (13), uma missa sertaneja na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. A celebração musical reuniu fiéis católicos, admiradores do forró e artistas, que também festejaram o Dia de Santa Luzia e o Dia Nacional do Forró.

Conduzida pelo pároco Antônio Cruz, a missa é uma das atividades do calendário cultural da Colônia Gonzaguiana de Teresina: grupo de fãs do Rei do Baião, músicos e pesquisadores.

Antes do início da cerimônia, um grupo de sanfoneiros se reuniu no adro da igreja. Em seguida, eles saíram em cortejo, com imagens de Santa Luzia, de Nossa Senhora e do Padre Cícero, até o altar tocando as músicas de Luiz Gonzaga. Os sons do triângulo, da sanfona e do zabumba comandados pelos músicos emocionaram os fiéis.

“O Velho Lua, por meio da sua música, tornou-se uma das mais significativas representações da cultura brasileira. Há 9 anos, realizamos essa bonita homenagem com o objetivo de recordar e enaltecer o legado de sua vida e obra”, explica o idealizador do evento e presidente da Colônia, o professor Wilson Seraine.

Durante a celebração, a igreja ficou repleta de admiradores de Luiz Gonzaga. Para o pároco Antônio Cruz, todo nordestino tem um pouco de Gonzaga. “Eu sou filho de vaqueiro, que é uma figura carregada de simbologia na obra dele. O considero um grande representante da música nordestina”, diz.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS