Connect with us

DESTAQUES

Multidão de católicos acolhem Padre Gregório, novo pároco de Pio IX; veja fotos

Publicado

em

A comunidade católica do município de Pio IX, município localizado a 442 km da capital do Estado, acolheu na noite deste sábado, 28 de julho de 2018, o seu mais novo pároco, Padre Gregório Leal Lustosa, que assumiu definitivamente a paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio.

A cerimônia teve início às 18h com acolhida ao sacerdote na praça Heli Bezerra – a conhecida Praça do Djalma, na entrada cidade.  No local, centenas de pessoas o aguardavam com bandeiras, faixas e cartazes. Durante a acolhida, Padre Gregório recebeu das mãos da prefeita municipal, Regina Coeli (PSB), um buquê de Lírios que foi entregue em nome da gestão e em nome do presidente da Câmara de Vereadores Zé Miguel e demais vereadores.

Em seu discurso a gestora clamou por uma igreja unida.

“Quero lhe desejar as boas-vindas. Pio IX é uma cidade de pessoas hospitaleiras e certamente o senhor será bem tratado aqui. A nossa paróquia tem recebido muitos padres e o que nós esperamos, é que o padre Gregório Leal, com sua experiência, já na quinta paróquia, com o seu jeito conciliador, humilde e perseverante nos traga uma igreja unida, temos essa missão e gostaria de desejar muitos bons frutos na sua permanência e em sua missão sacerdotal aqui em Pio IX. Que o Povo de Deus, a igreja da terra do sol nascente possam ajudar o sacerdote nesta missão”, pontuou a prefeita.

A professora Alcizete Alencar, em complemento as palavras da prefeita Regina Coeli, também leu uma mensagem. “Em seus 130 anos de existência, a paróquia de Pio IX, não poderia receber presente maior… O padre Gregório no curto período em que passou por aqui como administrador paroquial muito já cativou pessoas por onde passou, com seu carisma, sua fé, entusiasmo e confiança”, pontuou.

O Padre Gregório foi entregue aos católicos de Pio IX, por caravanas advindas do município de Fronteiras – cidade onde Padre Gregório foi pároco antes de ser transferido para Pio IX e representantes das igrejas de São Julião e Vila Nova do Piauí.

Publicidade

Ainda na acolhida a prefeita de Fronteiras, Maria José – MDB, leu uma mensagem onde destacou que Fronteiras se despede com saudade do Padre Gregório.

“Invadem-me, neste momento, fortes emoções associadas ao sentimento de saudade, o que me faz lembrar-se de um grande poeta piauiense, Da Costa e Silva a quem em uma das linhas de seus versos no poema saudade dizia ‘Saudade, asas de dor e pensamento’. Assim defino o termo saudade sentido no amargo do coração. A saudade que hoje sentimos de Padre Gregório não se resume numa palavra Adeus, mais um até logo, um até breve…. Obrigada pelo magnifico trabalho evangelizador que promoveu no nosso município e desejo votos de bons trabalhos apostólicos junto a nova paróquia” dizia parte da mensagem.

A Secretária de Educação do município de São Julião, Claudete Alencar, que representou o seu irmão, o prefeito Dr. Jonas Alencar (PSB), desejou bênçãos ao Padre Gregório e boa sorte na condução dos trabalhos perante a igreja. “Nós não poderíamos deixar de dizer a importância do amigo fiel, do conselheiro espiritual e que muitas vezes percorreu paróquias com o objetivo de apaziguar o rebanho e ajudar as pessoas carentes. Grande homem de Deus, aqui estamos para manifestar nosso apoio e amor a sua vida. Sucesso nessa nova missão evangelizadora”, disse.

_Missa de posse:

Após o ato, a comunidade seguiu em caminhada até o adro da Matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, onde às 19 horas deu início a Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, e concelebrada pelos padres, Espedito Oliveira – pároco de Monsenhor Hipólito, Feliciano dos Santos Dias – pároco de Ipiranga do Piauí, Wagner Carvalho – futuro pároco da paróquia de Paulistana, Sebastião Francisco dos Santos – pároco do Junco e Francisco Bezerra – pároco em uma cidade na Itália.

Publicidade

A celebração durou cerca de três horas. Dando início o rito de posse, o pároco de Ipiranga do Piauí, padre Feliciano dos Santos Dias, fez a leitura da Provisão Canônica, documento que formaliza as obrigações e os direitos do presbítero à frente da comunidade paroquial e que prevê a permanência do mesmo pelo período de seis anos na Paróquia, conforme legislação complementar da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A seguir, o bispo colocou a estola sacerdotal sobre os ombros no novo pároco e convidou a mãe do sacerdote para revesto- lo com a Casula. A estola é símbolo do poder sacerdotal que se transforma em serviço, entrega e doação. Pe. Gregório, antes de iniciar o seu trabalho de novo pároco, rezou a profissão de fé, conforme determina a disciplina da Igreja, aos fiéis chamados a exercer um cargo em seu nome.

Continuando a cerimônia de posse, após a homilia, Padre Gregório recebeu das mãos do bispo a chave da Igreja. Abriu as portas, tocou o sino e entrou na igreja. Ao adentrá-la, visitou o Sacrário, a Pia Batismal e o Confessionário, retornando ao adro da Igreja onde fez a Renovação das Promessas Sacerdotais. Dom Plínio explicou que o padre, ao assumir a missão, recebe também o poder, embora seja diferente do poder social, de mandar. “O padre Gregório está sendo instituído deste poder. O símbolo é a estola. A partir disso, ele passa a ser um servidor do povo de Deus”, frisou o bispo de Picos.

O padre Gregório recebeu ainda das mãos dos seus novos paroquianos os livros de Tombo, Casamentos, Batizados, Inventário, Caixa e Relação dos Dizimistas na Paróquia. O rito de posse foi encerrado com Juramento de Fidelidade.

Ao final da missa, os paroquianos Wiles Sousa e Joseilda leram também uma mensagem de boas-vindas em nome da comunidade. “O senhor foi escolhido para apascentar o rebanho. Temos as nossas dificuldades, mas as nossas esperanças. A Paroquia de Nossa Senhora do Patrocínio vibra por receber um novo pároco, tão dinâmico, humilde, sensível e comprometido com os bens de todas as famílias. Te acolhemos com alegria e nos colocamos a disposição para andarmos juntos na missão de cuidar deste rebanho do senhor. Eis nos aqui conte conosco. Que a virgem do Patrocínio abençoe esta nova etapa na missão sacerdotal do Padre Gregório e que todos os piononenses se deixem iluminar pelo espirito santo e vivamos um tempo de fecunda graça, jamais permitindo o sentimento de divisão e competição. Seja bem-vindo padre Gregório”, dizia parte da mensagem.

Para encerrar o grupo de Jovens de Pau Ferro, fez uma apresentação em ação de graças

_Fala do padre:

Publicidade

Em suas primeiras palavras como pároco, depois da missa de posse canônica o padre Gregório Lustosa conta que está sentindo um misto de sentimentos de muita alegria, gratidão e acolhimento. O padre frisa que a recepção foi muito calorosa, onde um grande número de pessoas o acolheram com faixas e cartazes de boas-vindas.

Também destaca o que vai mudar daqui para a frente, pois antes era administrador paroquial e agora passa a ser o novo pároco. “Só tenho que agradecer de coração pela boa acolhida. Agora como pároco eu vou ficar mais tempo aqui, isso vai me possibilitar ter um contato maior e constante com as pessoas. Espero que o Espírito Santo me acompanhe e Deus me proteja e toque nos corações dos paroquianos para que não me deixem sozinhos”, falou o padre.

O padre Gregório é destaque de simpatia e popularidade por onde passa, e ao ser questionado de onde é vinda essa maneira de cativar as pessoas, ele destaca que é dada por Deus. Mas que sua simplicidade e bom relacionamento com as pessoas contribuem bastante para isso.

O sacerdote ainda destaca o que ele espera do relacionamento com a prefeita Regina Coeli e a gestão municipal. “Eu tenho essa facilidade de me relacionar com todo o tipo de pessoas. Espero que eu tenha com a prefeita um relacionamento amistoso, por onde passei sempre tive um bom relacionamento com os prefeitos, vereadores e gestores de forma geral, assim como tenho com o povo da rua. Não tenho dificuldade de convivência e relacionamento com as autoridades”, finalizou o pároco.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Publicidade

– Fiéis se despedem de Padre Gregório em Fronteiras e Vila Nova do PI; fotos

Perfil:

O padre Gregório Leal Lustosa, natural de Malhada zona rural de Santa Cruz do Piauí, estudou o ensino fundamental na sua cidade natal, fez ensino médio em Picos e concluiu em Floriano. Gregório Leal além do curso técnico em contabilidade, tem formação superior em Teologia. Foi ordenado sacerdote em 17 de junho de 1995 em Santa Cruz do Piauí, sendo pároco nos municípios de Jaicós, Paulistana, Fronteiras, Picos e agora Pio IX.

Fundador da Apae de Paulistana, Diretor da Uespi de Paulistana, Idealizador da pastoral da boa ação também em Paulistana, condecorado com honrosa placa de amigos da polícia militar do Piauí.

_Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS