Connect with us

Alegrete do Piauí

Novena, missa e show católico marcam a 8ª noite dos festejos de Marcolândia; veja fotos

Publicado

em

Uma multidão de pessoas participou da oitava noite de novena e missa do festejo de São Cristóvão, na cidade de Marcolândia em sua quinquagésima quarta edição. A Paróquia São Cristóvão festeja louvores e glórias com o povo marcolandense rogadas ao santo padroeiro, desde o último dia 16 de julho quando inciou com alvorada festiva às 5h, marcando abertura oficial das festividades sagradas .

Com o tema “São Cristóvão, discípulo fiel e salvador” na noite desta terceira-feira (23), centenas de fiéis católicos devotos do santo se reunirão no adro da Igreja Matriz para juntos celebrarem a missa campal. O ato religioso foi presidido pelo padre Antônio Ismael de Holanda e concelebrado pelo pároco local, padre Pio Feitosa.

Em todas as noites de novena que celebra nesse ano de 2019, 54 edições do festejo sagrado, a população compareceu em grande número denotando assim a devoção à São Cristóvão e a busca através do santo milagroso o caminho de encontro com Cristo. Na noite desta terça, diversas autoridades municipais como a vice-prefeita e participante da igreja Vanete Rodrigues, gestor municipal – prefeito local, além de católicos marcolandenses e da cidade vizinha Caldeirão Grande do Piauí, autoridades de outras cidades que marcaram presença como o prefeito de Picos, Padre Walmir Lima que parabenizou e elogiou o festejo.

Os noitários da novena e missa foram os representantes da Área Pastoral de Caldeirão Grande, Pastoral Familiar, Catequese, Apostolado da Oração, Setor 01, Setor 10, Serra do Gesso e Cohab, comunidade de Pau Ferro, Tamboril e Pereiros. Para unir congregação dessa noite uma caravana de Alegrete do Piauí e da cidade de Padre Marcos estiveram presentes juntos louvando pela interseção de São Cristóvão e agradecendo pelas graças alcançadas.

Após a novena que marcou a oitava noite, em estrutura de som e iluminação foi realizado com apoio da Prefeitura Municipal um show católico com a participação do Frei Ricardo Régis e o padre Gleición.

O padre Pio Feitosa, pároco da Paróquia São Cristóvão expressa a felicidade pela participação massiva do povo e afirma que superou as expectativas  com a presença de pessoas de várias cidades da região.

Publicidade

“A festa de São Cristóvão foi precedida pela peregrinação durante dez dias e, desde o dia 16, até agora a participação é maior do que nós esperávamos. Temos várias equipes de serviço e o envolvimento dessas duas cidades Caldeirão Grande e Marcolândia nas nossas comunidades deu certo. Todos os dias têm mais de 1.500 pessoas participando do novenário e da missa. A gente sabe de certeza porque é colocado 1.500 cadeiras todos os dias e ainda fica muita gente em pé. Mesmo com o frio e alguns dias garoando, a participação dos fieis, o envolvimento das equipes, e a harmonia da festa continua. Por isso o nosso sentimento hoje é de gratidão a Deus”, declarou.

Padre Pio também dá destaque quanto à expectativa do show católico e a participação do Bispo diocesano, Dom Plínio José. “O show católico será um momento de confraternização das equipes, dos grupos e de crescimento da fé, porque aquele que vem semear a palavra de Deus só vem para fazer crescer a fé do povo, a participação e a integração. O bispo Dom Plínio vem participar da ultima noite de novena, pois ele não pode vir no dia 26.  Todo o ano acontece o show católico que é patrocinado pela Prefeitura”, disse.

Presidente da celebração da noite, padre Antônio Ismael de Holanda, sacerdote pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Alegrete do Piauí revelou o quanto é prazeroso e importante a presença dos fiéis.

“Olha é muito positivo ver tanta gente lotar uma praça enorme como é esta. Então a busca de Deus é um ponto muito positivo nesse tempo de crise, crise de fé, crise nas relações humanas em todos os âmbitos então é muito bom ver esse povo todo procurando na palavra de Deus. Uma luz, uma saída, uma solução que os ajude a viver melhor os seus dias”, revelou.

Vice-prefeita da cidade de Marcolândia, sede do festejo religioso de São Cristóvão, Vanete Rodrigues, disse que a edição de número 54, foi diferenciada porque multidões se concentraram em todas as noites com participação ativa das pessoas.

Publicidade

“É uma grande satisfação pelo festejo de São Cristóvão desse ano porque foi um ano diferenciado, pois durante os anos passados a gente nunca tinha visto uma grande multidão como está sendo esse festejo. Esse ano todas as noites estão sendo bem participadas. Cada noite com atrações diferentes. A gente vê também o desempenho da comunidade voltados para Cristo em um momento religioso. Podemos observar o trabalho e o empenho do padre Pio. Não podemos esquecer que quando ele chegou aqui eu já fazia parte do ECC (Encontro de Casais com Cristo) onde éramos 12 casais, e hoje na Paróquia são 50 casais paroquianos. Então depois que ele chegou nós já tivemos a conquista de mais 40 casais no ECC e agora estamos trabalhando a família através de missões, observando as dificuldades das famílias levando a oração, pois quando a gente chega e começa a conversar, eles logo começam a desabafar e a gente sente que eles ficam satisfeitos com a nossa visita”, declarou Vanete.

O Frei Ricardo Regis uma das atrações principais da noite ressaltou sobre o repertório do show católico que traz no set list canções autorais e também do padre Zezinho que celebra 50 anos de evangelização.

“Primeiramente é um prazer poder vir como igreja, como sacerdote e como povo de Deus, ajudar o povo a rezar um pouco também através da canção. O padre Gleición e eu estaremos apresentando no repertorio algumas canções da nossa autoria, mas também canções do padre Zezinho recordando seus 50 anos de evangelização. Padre Zezinho que é pioneiro neste sentido. Músicas do padre Fabio de Melo entre outros é o que a gente leva de canções nesse momento de oração. É uma alegria estar com o povo celebrando, partilhando, vendo as dores, realizações, alegrias, tristezas, mas que juntos nós podemos ir bem mais além. Eu sempre digo que festejar um santo é abrir janelas, ou seja, o santo é um vitral e quando a gente se torna esse vitral consegue filtrar esta luz  que vem de fora para iluminar dentro. Isso é o que eu desejo, que essa luz de Cristo que ilumina todo ser humano de boa vontade possa iluminar a todos nesta noite, que estarão aqui para celebrar conosco mais um santo da nossa igreja e saber que nós também estamos nessa mesma estrada, pois como cristãos batizados nós somos chamados também à santidade e exercer isso é ter a certeza que Cristo está conosco”, frisou.

“Ele é a nossa luz. É ele que empurra esse vitral e abre essa janela para permanecer no nosso coração. Eu sempre prego que nós podemos perder tudo e todos, mas a única coisa que nós não podemos perder é a nossa fé. A gente faz essa experiência de ao longo do caminho perder alguém muito amado, muito querido, então  a gente chora, a gente se lamenta, perde os bens materiais mas quando a gente alimenta a nossa fé, e eu sempre digo isso que a fé é o nosso fio condutor, que nos leva a esperança que podemos passar por qualquer crise. Neste momento a gente recorda o povo de Deus que passou pelo sofrimento, pela libertação, pelo deserto, mais que com a fé conseguiu chegar aonde Deus quis leva-lo. Então Deus também quer nos levar mesmo em tempos difíceis com crise, sofrimento na família, na sociedade, na politica. A gente confia e sabemos que não podemos perder a esperança e nem a nossa fé”, orienta o Frei recomendando sempre conservar a fé independentemente de qualquer momento que esteja passando.

Da cidade de Picos, o prefeito municipal, Padre Walmir Lima, viajou 107 quilômetros para prestigiar o festejo sagrado e também o show católico. Padre Walmir parabenizou o pároco Pio Feitosa pela forma de condução do ato e da Paróquia São Cristóvão.

Publicidade

“Primeiro quero, parabenizar o padre Pio pelo festejo e pela maneira como tem conduzido a Paróquia São Cristóvão. Parabenizo o povo de Deus nessa missão de evangelizar e fico muito feliz por ver a praça da igreja com muita gente, lotada.  A reflexão bem acolhida e bem ouvida pelo padre celebrante que foi o padre Ismael e dizer que a evangelização não ficou só na missa, mas que vai continuar com o show católico que é sempre um momento de oração e de evangelização.  Vejo a nossa igreja  bem conduzida, bem assistida por bons sacerdotes que zelam pelo povo e que estão sempre preocupados em semear a boa nova. Eu não podia deixar de viver essa comunhão com o povo de Deus presente aqui na Paróquia São Cristóvão e também rezar esse dia a São Cristóvão para que ele, e Deus nos abençoem”, declarou o prefeito de Picos elogiando o povo de Marcolândia e a os sacerdotes líderes da comunidade.

Mineiro da Arquidiocese de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Padre Gleición, forma dupla musical com Frei Ricardo Regis onde o mesmo desejou paz à toda comunidade e aos demais devotos.

“Eu sou da Arquidiocese de Belo Horizonte e faço dupla com o Frei Ricardo Regis. A gente anda pelo Brasil evangelizando e levando a palavra de Deus. Neste momento aqui com a gente, será um momento glorioso de celebrar a festa do padroeiro São Cristóvão e espero que seja um momento de evangelização e paz, nesta comunidade que nos acolhe celebrando a festa do seu padroeiro”, declarou desejando a paz para todos os munícipes.

A programação do 54º festejo de São Cristóvão, padroeiro de Marcolândia, segue nesta quarta-feira (24) às 18h30, com Oração do Terço. Após, haverá, às 19h, a novena e missa com celebrante Dom Plínio José Luz da Silva (Bispo Diocesano de Picos) e todas as comunidades da Paróquia, Grupo da Mãe Rainha de Caldeirão Grande, Conselho Econômico e Equipe de Movimentos como noitários.

No dia 25, quinta – feira, último dia do festejo em sua edição de número 54, às 12h será rezado o Ofício de Nossa Senhora e, às 16h, a missa solene da festa. O celebrante será Padre Francisco Berto (Vigário da Área Pastoral de Curral Novo – PI) tendo como responsáveis as equipes do festejo. Logo após a missa haverá a procissão e em seguida o sorteio da rifa de brindes, encerrando as festividades religiosas.

Publicidade

Matérias Relacionadas: MARCOLÂNDIA│54º festejo de São Cristóvão inicia na próxima terça (16). Veja programação completa!

Carreata partindo de Caldeirão Grande e missa abrem o 54º festejo de São Cristóvão, padroeiro de Marcolândia

Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS