Connect with us

DESTAQUES

Oficial Ana Cléia Diniz é promovida a Major e Corpo de Bombeiros de Picos tem novo comandante

Publicado

em

Com 24 anos de carreira militar a oficial Ana Cléia Diniz Santos foi promovida no mês dezembro de 2017 da patente de Capitã para Major QOBM do Corpo de Bombeiros do Piauí. Devido a sua ascenção na hierarquia militar a Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Picos passou a ter um novo comandante, trata-se do capitão Barbosa, que serve aqui na cidade desde 2004, quando a unidade foi fundada.

Na portaria N° 018/2018, publicada no dia 30 de janeiro de 2018 e assinada pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Piauí, Coronel QOBM Carlos Frederico Macêdo Mendes, consta que a nova atribuição da Major será de Assessor Técnico III, cuja função consiste em analisar projetos e realizar vistorias nas áreas sob a jurisdição das Companhias Destacadas de Picos e Floriano, ou seja, todo o Centro-Sul do Piauí.

Em entrevista ao Folha Atual a Major Ana Cléia Diniz Santos informou que continuará morando em Picos nesse ano de 2018. No entanto, ela não pode mais responder pelo comando dos bombeiros da cidade porque a legislação militar estabelece que oficiais no posto de major só possam comandar batalhões. Companhias Destacadas como a existente aqui na cidade tem de ficar a cargo de militares nas patentes de tenentes ou capitães.

O Governo do Estado planeja elevar a Companhia Destacada de Picos a um batalhão no próximo ano, mas isso ainda não é certeza.

Sob a sua promoção, a Major informou que estava apta a ascender ao novo posto desde 2017, pois havia vaga disponível, ela já era capitã há mais de quatro anos e tinha feito as atualizações profissionais necessárias, pois cursou a Especialização em Gestão de Segurança Pública pela UESPI e PM-PI no ano passado. Contando ainda a seu favor o fato de dispor de boa condição física para o cargo.

Publicidade

Biografia

A Major Cléia tem 41 anos, é casada e mãe de um filho. Ela ingressou na carreira militar no posto de soldado da Polícia Militar no ano de 1994. Em 2002 fez a transição para o Corpo de Bombeiros do Piauí, e em 2007, já no posto de tenente, foi transferida para comandar a unidade Picos, o que fez nos últimos dez anos. Mesmo não respondendo mais pelo comando local, ela afirma que continuará a dar assistência técnica a unidade, uma vez que passou a ser auxiliar do Comandante Geral.

Novo comandante

O novo comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, Capitão Barbosa, ingressou na carreira militar como soldado da PM no ano de 1984. Em 1986, através de concurso público, tornou-se bombeiro, e em 2004 foi transferido para a Companhia Destacada recém-fundada em Picos. Ele é casado e tem dois filhos.

Fonte: Folha Atual

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS