Connect with us

DESTAQUES

Oito Requerimentos são aprovados na Câmara de Jaicós; veja o que foi solicitado pelos vereadores

Publicado

em

A Câmara Municipal de Jaicós realizou, na manhã desta sexta-feira, 26, a 10ª sessão ordinária da atual legislatura. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Jessé Gonçalo da Silva, o Irmão Jessé (PSC), e contou com a presença dos demais vereadores do município.

Na ocasião, o plenário discutiu, votou e aprovou oito Requerimentos em que os vereadores reivindicam melhorias para o município de Jaicós. Veja o que foi solicitado:

O vereador Benedito Alencar da Silva – PMDB,  solicitou do Governador do Estado do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo Dias e do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Piauí – SEDET, José Icemar Lavor Neri,  a aquisição de caminhão F-4000 dotado de equipamento de refrigeração e câmara fria para transportar a carne dos caprinos-ovinos que será produzida no Matadouro de caprinos e ovinos no município de Jaicós (FRIGOBODE).

Segundo o autor, a obra do Frigobode que viria beneficiar 800 famílias com empregos diretos e indiretos na região foi construída há muito tempo, porém nunca funcionou. “ Os produtores alegam que faltam instrumentos para armazenamento e transporte, como câmara frigorífica e caminhão, e incentivos financeiros do Governo e outros que inviabiliza o funcionamento de tão importante obra para Jaicós e municípios circunvizinhos que vivem da produção e comercialização de caprino-ovinos”, disse.

Benedito ainda frisou  que o  Governo deve auxiliar os municípios que tem potencial para a produção de riquezas importantes para o estado como a ovino caprinocultura, investindo os recursos necessários para seu efetivo funcionamento.

Publicidade

O vereador e presidente da Casa, Jessé Gonçalo da Silva (PSC), foi autor de dois dos Requerimentos apreciados no plenário, ambos direcionados ao Governo Municipal. No primeiro, o parlamentar solicitou a construção de uma passagem molhada na localidade Casa de Pedra zona rural do município de Jaicós.

Segundo o autor o pedido atende à reivindicação dos moradores de Casa de Pedra. “A obra é um anseio antigo dos moradores daquela localidade, pois com a obra realizada as pessoas terão acesso à estrada principal de carro ou moto, pois o  referido local só se tem acesso indo a pé. O  local no período chuvoso,  passa um riacho que  desagua na barragem que ao encher as pessoas não tem como terem acesso a estrada que liga a Casa de Pedra para Jaicós, há não ser uma estrada que vem pela localidade lagoa Grande Município de Massapê. E quando passa o período chuvoso a arreia e o terreno incerto impede o acesso de qualquer tipo de veículo. A construção desta passagem molhada facilitará o acesso das pessoas, para a cidade, regiões vizinhas e até mesmo as casas dos seus familiares”, disse.

No outro Requerimento, o Irmão Jessé, como é conhecido, solicitou com urgência, devido o estado crítico da estrada,  a recuperação com  patrolamento e aterro, e a construção de calçamento próximo às casas do Sr. Joaquim, Dona Laura e a ladeira depois da escola na estrada vicinal que liga Santana (igreja dos crentes) as localidades Caldeirão da Onça, Vazante e Casa de Pedra.

 “Os moradores que utilizam essas estradas para a circulação e deslocamento para cidade de Jaicós e outras regiões, está sofrendo muitos transtornos, visto que com o período chuvoso as estradas estão quase intransitáveis, com muitos buracos, valas aberta pelas chuvas, necessitando de encascalhamento e patrolamento, como também a necessidade de roço em toda extensão da referida estrada, para que os moradores possam ter segurança e tranquilidade para vir à cidade”, disse.

A vereadora  Oziana da Silva Oliveira Bispo – PSD, foi autora de dois Requerimentos. No primeiro, a parlamentar solicitou ao deputado federal, Júlio Cesar  de Carvalho Lima, e deputado estadual, Georgiano Fernandes  Lima Neto, a liberação da Emenda Parlamentar para aquisição de 6 veículos para a Secretária Municipal de Saúde do Município de Jaicós. “A emenda parlamentar neste sentido é importante para estruturar a Secretária Municipal de Saúde, oferecendo melhor qualidade na prestação do serviço público a população de nosso município, com eficiência e rapidez”, disse a autora.

Publicidade

Em outro Requerimento, também direcionado ao deputado federal, Júlio Cesar  de Carvalho Lima, e deputado estadual, Georgiano Fernandes  Lima Neto, Oziana pede a viabilização de  Emenda Parlamentar a fim de assegurar recursos para a realização do São João do Galo no município de Jaicós.

Segundo a autora o São João do Galo é uma festa  muito importante e o município não dispõe de recursos para promover o evento.   “O São João do Galo, é uma festa importante e grande em vários aspectos, tanto na valorização da nossa cultura, promoção de lazer e entretenimento à população, como também, na geração de emprego e renda, pois várias barracas são montadas no entorno da quadra com um grande fluxo de pessoas, gerando renda a população e a prefeitura sozinha não dispõe de recursos suficiente para a realização deste grande evento em nosso município, disse”.

O plenário discutiu e  aprovou  três  Requerimentos apresentados pela vereadora Jozete Alves de Carvalho, a Pretinha – PP. A vereadora solicitou ao presidente Nacional da Anatel João  Batista de Rezende, disponibilização de sinal de telefonia móvel para o Povoado Várzea Queimada, zona rural do município de Jaicós.

Segundo Pretinha,  todo cidadão tem direito  ao acesso e a  comunicação, tendo em vista,   a importância de uma telefonia móvel na comunidade que que  produz  e exporta artesanato para País e o exterior. “A implantação dos serviços na referida comunidade que possui uma população de médio porte, Escola Municipal, igrejas, posto de Saúde, além do projeto A GENTE TRANSFORMA – AGT/TOCA DAS DESCOBERTAS local onde acontece a produção de peças artesanais com palha de carnaúba e borracha, peças essas que são exportadas para todo país e exterior”, disse a vereadora acrescentando  que a telefonia móvel trará benefícios a muitas de pessoas que residem ou trafegam diariamente no local.

No segundo Requerimento, Josete Alves,  solicitou da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Obras  a construção de uma praça do Povoado Várzea Queimada.

Publicidade

Segundo pretinha, a comunidade Várzea Queimada  precisa de área de lazer que proporcione o bem estar físico e mental da sua população.  “ A Praça será local  para  reunir amigos, familiares, pessoas em geral que usufruam do espaço   para conversas, descontração, atividades físicas e mentais” disse.

A vereadora frisou que o local ideal para  a construção da  praça seria em frente à igreja de São Sebastião e ao Colégio Manoel Barbosa. “No local  já existe uma área com árvores, barracas e se localiza no centro da comunidade,  com excelente via de acesso a toda a população e a concentrações maiores, bem como a conhecida Festa do Vaqueiro que já acontece há 12 anos, com grande população, festa essa que vem só a enriquecer a cultura local, proporcionando um maior desenvolvimento, fato este que vem a justificar ainda mais a necessidade de uma praça na comunidade de Várzea Queimada o mais rápido possível”, concluiu.

No último Requerimento,  a parlamentar reivindica ao  Prefeito Municipal de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, por meio da Secretária Municipal de Saúde Omaciana  de Sousa  Franco  Rodrigues  – Secretária Municipal de Saúde e ao  Coordenador de Saúde Bucal, Raimundo  Neiva Júnior, agilidade nos procedimentos no CEO – Centro de Especialidades Odontológicas.

“Solicito a agilidade no tratamento endodôntico (tratamento de canal), haja vista ser um tratamento demorado e de alto custo e ser procurado pelos pacientes no CEO. Porém, segundo os usuários o do Sistema Único de Saúde não estão realizando a marcação para a fila de espera, dificultando o controle e o retorno do paciente ao serviço público, ficando sem solucionar seu problema”, disse a vereadora frisando a necessidade de  fazer um mutirão agilizando as marcações e atender as demandas dos usuários do SUS/Saúde Bucal no município.

Veja fotos da sessão:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS