Connect with us

DESTAQUES

Ônibus Lilás chega a Jaicós e leva ações de combate à violência contra mulheres para a zona rural

Publicado

em

Jaicós recebeu nesta sexta-feira,02, a unidade móvel  Ônibus Lilás, que levou ações de prevenção e combate à violência contra mulheres para  o povoado Esquisito, zona rural do município.

Ação é uma é parceria da Prefeitura de Jaicós, com as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, e Conselho Tutelar  e Sindicato dos Trabalhadores Rurais com a Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres.

O evento aconteceu na escola Damásio Eugênio de Sousa,  quando foi realizado, uma palestra que discutiu   temas voltados a violência contra as mulheres. Na ocasião, foram ofertados serviços de saúde, como aferição de pressão e teste de glicemia.

Na  solenidade de abertura,  a secretária de Assistência Social, Ana Karoline de Meneses Sousa, iniciou agradecendo as parcerias pela colaboração na realização do evento e  disse que ação é de  extrema importância. “Esse ação  é um importante ganho  para nosso município, especialmente, para o povoado Esquisito, porque representa uma luta constante,  que é o combate a violência contra a mulher, política pública, que além de preventiva, promove cidadania, garantido os  direitos das mulheres”, destacou  a secretária.

A equipe do  ônibus lilás é composta pelas  representantes  da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres, Adriana Ribeiro, Judite Sá e Josefa Lima, que apresentou o programa ônibus Lilás.

Publicidade

O prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, destaca a importância da ação junto às mulheres da zona rural. “É  uma ação importante, que vem a enriquecer o conhecimento e prevenção  dessa comunidade em  combate a violência contra a mulher.  A violência não deve acontecer de nenhuma forma, mas a gente sabe da existência de uma cultura  de desrespeito e inferiorizarão da mulher. E esta ação traz um despertar, um alerta, para acabar com essa cultura de que a mulher deve ser submissa ao homem”, disse o gestor.

Após a solenidade, aconteceu a palestra, ministrada pela Diretora de Articulação Institucional das Ações Temáticas e integrante da Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres, Josefa Lima, que abordou o   tema ‘Violência contra a mulher: vamos acabar com essa história’,  quando explanou sobre os diversos tipos de violência as quais as  mulheres são vítimas, dentre elas, citou  a violência psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Durante a palestra Josefa ainda  ressaltou  a necessidade da igualdade de gênero no enfrentamento à violência contra a mulher. Segundo ela, é preciso que as mulheres  entendam que violência não dever ser vista, nem aceita, como algo  natural, e que as mulheres e os homens tem direitos iguais. “A gente precisa levar às mulheres essa certeza de que nós somos diferentes dos homens, mas os direitos são iguais e que respeito deve sempre existir. A igualdade de gênero é importante e a gente tem que buscá-la cada vez mais”, disse.

Durante a palestra houve  rodas de conversas com  participação do público presente   quando foi  discutidos a igualdade de direitos entre mulheres e homens. A tarde aconteceu uma reunião da equipe de rede do município para  planejar ações do ônibus   lilás para sede do município.

O Ônibus Lilás faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e constitui uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência. Especialmente adaptado para levar os serviços especializados da Rede de Atendimento às Mulheres em situação de Violência no campo, floresta e águas.  O Ônibus foi uma reivindicação das mulheres trabalhadoras rurais durante a Marcha das Margaridas.

Publicidade

Participaram do  evento, também, os  Secretários municipais de Educação, Sônia Ribeiro, de Saúde, Omaciana Franco, de Relações Institucionais, Degerson Lima, a  coordenadora do Conselho Leonice Nascimento,   presidente da Câmara, Jessé Gonçalo, os vereadores, João Bosco Lima, Divino Macedo, Francisca Rodrigues, Oziana Oliveira, Chefe de Gabinete, Deusmar Costa,  ex-vereador, José Acelino, além de profissionais das Secretarias  de Saúde, Eduacção e Assistência Social.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS