Connect with us

DESTAQUES

Operação Carro Pipa pode ser suspensa na região de Picos

Publicado

em

A Operação Carro Pipa pode ser suspensa por até 60 dias caso continue a chover na região de Picos. A ação distribui água potável por meio de carro-pipa para a população situada nas regiões afetadas pela seca ou estiagem. O ato é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, com o Exército Brasileiro.

São 150 carradas de água mensais para Picos, que atende a seis localidades da zona rural, sendo elas, Carnaíbas I e II, Mocambo, Custaneira, Serra dos Pereiros e Chapada do Fio. O coordenador da Defesa Civil em Picos, Oliveiro Luz, explica que a operação pode ser suspensa, a exemplo do que aconteceu em 2016, em razão do volume de água oriundo das chuvas.

Oliveira Luz fala que para o mês de fevereiro o abastecimento de água está garantido para as famílias da zona rural do município, mas a partir de março, caso as chuvas sejam frequentes, a operação deve ser interrompida.

O 3º Batalhão de Engenharia e Construção de Picos é responsável pela distribuição hídrica nas localidades e fará um levantamento se haverá a necessidade de suspender ou não a distribuição de água para as famílias que são contempladas pelo programa.

“Por este mês de fevereiro vai continuar, agora o 3º BEC vai fazer um levantamento in loco para ver se ainda precisa continuar com a operação, se não precisar, deve suspender por pelo menos 60 dias. E também, tem dois poços na localidade de Carnaíbas I e II que deve ser equipado o mais breve possível e caso sejam equipados, vai diminuir muito essas rotas, nós temos duas rotas e ficará apenas uma. […] Nós temos umas 50 famílias que recebem água pelo carro-pipa, que é a salvação de muita gente”, concluiu Oliveiro Luz.

Publicidade

Fonte: Grande Picos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS