Connect with us

DESTAQUES

Operação Conexão: seis pessoas são presas, policial militar envolvido

Publicado

em

Seis pessoas foram presas na Operação Conexão deflagrada na manhã desta quinta-feira (03/08). O objetivo é o combate a facilitação de fuga de pessoa presa ou submetida à medida de segurança, corrupção de agentes públicos e prisões de integrantes de uma organização criminosa responsável por articular a entrada e comercialização de aparelhos celulares, baterias e carregadores dentro das Unidades Prisionais do Estado. A informação foi confirmada ao OitoMeia pelo secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu.

A operação foi em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Justiça e a Polícia Civil do Piauí, por meio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) e da Diretoria de Inteligência (DINT), com o apoio da Polícia Militar e Mandados expedidos pela Central de Inquéritos, através do Dr. Luiz Moura, e pareceres do Ministério Público, através do GAECO. “Dentre os  presos há um policial militar, os outros envolvidos são maioria, do mundo do crime, um dos líderes desse esquema é o Josimar, conhecido como Josa”, disse em entrevista ao OitoMeia.

Fábio Abreu disse que o esquema funcionava da seguinte forma: Josimar, por exemplo vendia baterias de celulares no valor de R$ 50 e celulares em até R$ 1.500. Vale ressaltar que o ‘Josa’ já havia sido preso pelo crime de tráfico de drogas, mas no atual momento estava solto.

Secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu junto com policiais em Operação Conexão / (Foto: Divulgação PC-CIVIL)

POLICIAL MILITAR ENVOLVIDO

Publicidade

O secretário disse ainda que o Cabo da Polícia Militar, Cláudio Rodrigues do Nascimento, que trabalha na Casa de Custódia de Teresina. A investigação apurou que Cláudio facilitou fuga, no dia 2 de março deste ano, de quatro assaltantes de banco que estavam presos na unidade. era responsável por interceptar os celulares entre os vendedores e os presos na cadeia.

Os outros presos são Josimar Carvalho da Silva (assaltante e líder da organização), Ismael Ferreira da Silva, Paulo Reis Silva Ribeiro, Ivoneide Ângelo Silva Ribeiro e Israel Alves da Silva. Também foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, inclusive na Casa de Custódia.

“O policial pegava e jogava por cima da prisão, na parte da guarita da Casa de Custódia”, detalhou. Fábio Abreu acrescentou também que com essa operação a Secretaria de Segurança Pública juntamente com a Polícia pretendem diminuir esse tipo de atuação nos presídios do Estado.

Policiais agilizam operação / (Foto: Divulgação)

Foram executadas, ainda, quatro conduções coercitivas e o sequestro de dois bens (dois veículos utilizados pelos criminosos). Cinco prisões foram cumpridas em Teresina e uma em Timon.

Publicidade

INSTALAÇÕES DE BLOQUEADORES

“A gente vai reduzir o número da entrada de celulares nas prisões mas acreditamos que a redução ocorrerá de fato quando houver a instalação dos bloqueadores, consequentemente diminuindo também os índices de roubo e furto de celular na cidade, já que a maioria dos celulares roubados são para esse tipo de prática”, complementou.

A operação é fruto do trabalho dos setores de Inteligência das secretarias da Segurança e da Justiça, que têm monitorado o sistema prisional. Em junho deste ano, três agentes penitenciários foram presos por facilitar a entrada de drogas e celulares na Penitenciária de Parnaíba.

Estão sendo realizadas 06 (seis) prisões preventivas, 04 (quatro) conduções coercitivas, 07 (sete) buscas e apreensão, 02 (dois) sequestros de bens móveis, além de uma busca e apreensão nos pavilhões da Penitenciária “Casa de Custódia” de Teresina. Ao todo estão envolvidos cerca de 100 policiais nesta Operação.

Fonte: Oito Meia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS