Connect with us

DESTAQUES

PADRE MARCOS | Missa e evento cultural marcam abertura dos festejos de Santo Antônio

Publicado

em

Em Padre Marcos, o último dia do mês de maio foi marcado pela abertura dos festejos de Santo Antônio. A programação religiosa teve início logo cedo, às 5h, com a alvorada festiva e a cerimônia de hasteamento da bandeira, que simboliza o início do maior evento religioso do município, uma tradição iniciada antes da emancipação de Padre Marcos, em 1914.

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DA MISSA!

Durante o dia foram realizados momentos de oração, e a noite, realizada a procissão e a missa Corpus Christi, que celebrou o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo, e a primeira das treze noites do festejo. A santa missa foi campal, em frente à Igreja Matriz, presidida pelo padre Fernando Amando, pároco local.

Um grande número de fiéis católicos de Padre Marcos e de outros municípios da região participaram da missa, com destaque para a comunidade de Buriti Grande, município de Dom Expedito Lopes.

A programação da 104ª festa de Santo Antônio segue até o dia 13 de junho, refletindo sobre o tema “Com Santo Antônio, somos chamados a servir a comunidade”. Diariamente, ao meio dia, é rezado o Ofício de Nossa Senhora, às 18h o terço, e às 19h é celebrada a santa missa. Além do padre Fernando, outros sacerdotes do clero da Diocese de Picos também presidirão as celebrações. No domingo, dia 10, acontecerá a missa dos vaqueiros, iniciando com uma cavalgada. E no dia 13, às 18h, o evento religioso chega ao seu ponto alto com a celebração da missa solene da festa de Santo Antônio, presidida pelo bispo Dom Plínio José.

Publicidade

_Momento social e cultural

Durante as treze noites, após as missas, acontece a quermesse, um momento social e de confraternização das famílias. Na noite de abertura dos festejos, a cultura popular ganhou destaque com a realização do 3º Festival de Repentistas de Padre Marcos, organizado pelo poeta Netinho Macedo, em parceria com o padre Fernando Amando, e com o apoio do poder público municipal e da iniciativa privada.

CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS DO FESTIVAL!

O evento reuniu quatro duplas com alguns dos principais nomes do repente no Nordeste, que participam dos maiores Festivais, como Hipólito Moura (Caruaru-PE) e Daniel Olímpio (Gravatá-PE), Antônio Poeta (Campos Sales-CE) e Valdenor Sousa (Santa Cruz do Piauí-PI), Gilmar de Oliveira (Cajazeiras-PB) e Erasmo Ferreira (Campina Grande-PB), e Vitorino Bezerra (Belém do Piauí-PI) e Genivaldo Sousa (Jaicós-PI). O Festival contou, ainda, com a participação de dois amantes da poesia, Ernandes Reis e Feliciano Alencar.

 

Segundo Netinho, um dos objetivos do Festival é manter acessa a cultura do repente para as novas gerações. “Os nossos objetivos foram alcançados. Estou realizando um sonho e cumprindo com a missão de manter viva essa importante manifestação cultural do Nordeste, que não pode ser esquecida. Deixo aqui os agradecimentos a Deus, pela permissão, ao padre Fernando pela parceria e todo o apoio, aos patrocinadores pelo incentivo, e aos cantadores por aceitarem o nosso convite, alguns vindo de tão longe, para mostrarem o seu trabalho em Padre Marcos e abrilhantarem o nosso Festival”, disse. Netinho afirmou que pretende realizar a quarta edição em 2019, desta vez, com competição entre as duplas representando os Estados e premiação para os vencedores.

Publicidade

O padre Fernando fez uma avaliação positiva da abertura dos festejos de Santo Antônio. “Os festejos desse ano começou muito bem, com as orações durante o dia, a procissão do Corpus Christi, a primeira noite de missa, encerrando com um momento de valorização da nossa cultura. O festival veio para somar e fazer com que o brilho dessa festa começasse logo do início”, disse. O pároco afirmou que a Paróquia é uma grande incentivadora da cultura. “Não poderíamos deixar de apoiar e incentivar essa cultura verdadeira, sadia e de valorização do homem do sertão, do homem nordestino. Assistimos aqui horas de cantoria e a gente não viu aqui nada que denegrisse a imagem da família.”, disse.

O prefeito Valdinar, um dos grandes apoiadores do evento, salientou a importância da valorização da cultura. “É dever nosso resgatar e valorizar as riquezas da cultura popular nordestina. E Padre Marcos está fazendo isso, e bem feito. Hoje tivemos o Festival de Repentistas, no dia 10 nós vamos ter a missa do vaqueiro, e no dia 12 de junho, teremos o Festival de Quadrilhas Juninas e outras apresentações culturais. Todos esses eventos valorizam o sertanejo, homem do campo, que merecem o nosso respeito e admiração”, pontuou.

_Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS