Connect with us

DESTAQUES

PADRE MARCOS | População reclama de má qualidade da água fornecida e prefeito Valdinar faz reivindicações junto a Agespisa

Publicado

em

A população do município de Padre Marcos tem feito constantes reclamações sobre a má qualidade da água distribuída aos consumidores pela Companhia de Águas e Esgoto do Piauí (Agespisa). De acordo com os usuários, o líquido que chega nas torneiras possui coloração e um forte odor, o que impede que o mesmo possa ser utilizado para o consumo humano e até mesmo em atividades laborais diárias.

Diante dos transtornos que o problema tem causado e das diversas reclamações feitas pelos moradores do município, o prefeito José Valdinar da Silva tem se empenhado em busca de uma solução para a problemática. Esta semana, o gestor encaminhou dois ofícios a Companhia de Águas e Esgoto do Piauí (Agespisa) solicitando providências sobre o caso. O primeiro foi destinado a responsável pelo escritório local e o outro ao diretor presidente do órgão, Raimundo Nonato Farias Trigo.

Ainda buscando uma rápida solução para o problema, o prefeito José Valdinar esteve em Teresina na última quarta-feira (18) onde participou de uma audiência com o presidente da Agespisa e fez reivindicações sobre o problema com o abastecimento de água na cidade.“Estive na sede da agespisa, em Teresina, com o diretor presidente e o diretor de operações onde expliquei a situação do nosso município com relação ao odor e mau cheiro da água que é distribuída. Explicamos as dificuldades que a população de Padre Marcos e Belém tem enfrentado e pedimos que seja dada uma solução imediata ao problema. Pedimos que enquanto a situação não é resolvida, que seja colocado cloro na água para amenizar a situação e eles afirmaram que no prazo de 15 dias verificarão as possibilidades” disse o prefeito.

O prefeito também solicitou melhorias para o sistema de abastecimento no povoado Riacho do Padre, Zona Rural do município, para que a água possa chegar a todas as residências. “Fizemos a solicitação na Agespisa para que se resolva também o problema no povoado Riacho do Padre, pois os canos do sistema de canalização de água são de apenas 100 mm e a água não está chegando a todas as residências. Solicitamos que, com urgência, o sistema seja mudado para 150 ou 200 mm para que a água possa chegar às comunidades do povoado Riacho do Padre” disse.

O abastecimento do município é feito através da Barragem do Estreito, que fica na divisa dos municípios de Padre Marcos e Francisco Macedo. O tratamento da água é feito em uma antiga Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada em Padre Marcos e a população aguarda a conclusão de uma nova estação, que irá abastecer também a cidade de Belém do Piauí.

Publicidade

Segundo o prefeito, os representantes da companhia informaram que a Estação de Tratamento de Água (ETA) já foi concluída, mas que ocorreu um problema com o sistema elétrico. “Eles me informaram que a estação de tratamento está concluída, mas na hora de fazer os testes a estação apresentou um problema elétrico queimando toda a fiação, e que no momento não há condições de fazer os reparos necessários. Eles irão também entrar em contato com a Eletrobrás, pois o problema na estação foi causado pela baixa energia. Estarei indo também a SEINFRA e a Eletrobrás para que eles também se pronunciem a respeito da situação” finalizou o gestor.

Após a conclusão da ETA de Padre Marcos, 35 mil litros poderão ser tratados e distribuídos na rede de abastecimento da cidade, contemplando a 8.200 habitantes. Outros 15 mil litros serão bombeados para a ETA de Belém do Piauí, onde também serão tratados e bombeados para uma nova caixa com capacidade para 100 mil litros, e em seguida, distribuídos na rede, abastecendo a outras 2.800 pessoas.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS