Connect with us

DESTAQUES

Padre Marcos tem 81 novos beneficiários do Bolsa Família; programa fortalece a economia local

Publicado

em

Aumentou de 1.364 em julho, para 1.445 em agosto, o número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, no município de Padre Marcos. Das 81 novas famílias, 63 receberão pela primeira vez o benefício. Outras 18 são famílias que tiveram seus benefícios cancelados e agora foram reincluídas.

Os dados foram divulgados em uma reunião realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, na tarde desta quarta-feira, 16, cujo objetivo foi dar a boa notícia aos 81 novos beneficiários, como também, apresentar aos mesmos as condicionalidades relacionadas a educação, saúde e assistência social, para a permanência no programa.

Uma palestra foi ministrada pelo técnico do Bolsa Família no município, Oziel Pinheiro, que esclareceu sobre os deveres das famílias beneficiadas, como manter a frequência regular dos filhos nas escolas, a manutenção da vacinação em dia, acompanhamento de peso e medida dos filhos, acompanhamento de pré-natal para as gestantes, e manter o cadastro atualizado. O palestrante orientou que as famílias sejam transparentes com relação ao cadastro. O técnico informou, também, sobre os procedimentos para o recebimento do benefício, que segundo ele, estará disponível a partir desta sexta-feira, 18.

O prefeito José Valdinar da Silva participou da reunião e pontuou os esforços da gestão para o bom funcionamento dos programas sociais, como o Bolsa Família. “Nós temos uma equipe preparada, trabalhando diuturnamente para que a população tenha acesso aos programas sociais, receba os benefícios que tem direito. São muitos sistemas, dados e muitas informações”, disse, divulgando os dados da gestão de condicionalidades no município.

Segundo o prefeito, com relação a gestão de cadastros, Padre Marcos tem uma taxa de atualização cadastral de 74,31%, enquanto a média nacional é 70,26%. Em relação à Saúde, a taxa de acompanhamento do município é de 88,45%, e a média nacional é 78,25%. Em relação a Educação, o município tem uma taxa de 90,84% de acompanhamento de frequência escolar, e a média nacional é 92,57%. Valdinar assumiu o compromisso de superar a meta nacional também no perfil Educação.

Publicidade

Em seu pronunciamento, o prefeito destacou a importância do programa Bolsa Família para a economia local. Somente em julho, o programa injetou 287 mil reais no município, dinheiro que vai direto para as contas dos beneficiários. “O Bolsa Família é a terceira maior fonte de renda da população de Padre Marcos. Fica atrás apenas das aposentadorias e da Prefeitura. Por aí você tira a importância que tem para a economia do município”, disse.

Ao final da reunião, a secretária de Assistência Social, Lucicleide Dias, parabenizou aos 81 beneficiários pela conquista do complemento de renda, e também enfatizou os esforços da gestão e da Secretaria de Assistência Social em fazer um trabalho que vai ao encontro das famílias mais necessitadas.

Beneficiário pede desligamento
Durante a reunião, o agricultor Domingos Francisco Gomes, de 40 anos, residente na comunidade Malhadinha, zona rural de Padre Marcos, tomou uma atitude exemplar. Ele pediu o desligamento voluntário do programa Bolsa Família.

Domingos relatou que conseguiu o auxílio doença e passará a receber um salário mínimo por mês, por tempo indeterminado. “Eu tenho problemas na coluna e não posso trabalhar na roça. Entrei com o pedido e vou receber o auxílio doença, graças a Deus. Agora vim devolver o meu cartão. Tem gente precisando mais do que eu”, disse.

A iniciativa foi elogiada pelo prefeito e pela secretária Lucicleide Dias. “Uma atitude digna de ser imitada. Seu Domingos está de parabéns pelo gesto. Bom seria se todos seguissem esse exemplo, de quando melhorar a situação socioeconômica, solicitasse o desligamento voluntário, e assim, outra família que necessita ainda mais poderia ser beneficiada”, disse.

Publicidade

A secretária comentou que poucas famílias tomam essa decisão, por acharem que a qualquer momento poderão voltar à condição anterior, de vulnerabilidade social, e não terão mais a chance de retornar ao programa. “Nesse caso a família tem só o benefício cancelado, podendo usufruir de outros benefícios vinculados ao cadastro único e manter o cadastro atualizado, podendo no prazo limite de 36 meses pedir o retorno, caso venha necessitar do benefício”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS