Connect with us

Belém do Piauí

Palestras marcam o Dia Mundial da Saúde em Belém do Piauí

Publicado

em

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado ontem,07, a Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, por meio da Secretaria de Educação e parceria com  a Secretaria de Saúde, realizou na tarde desta sexta, no auditório da escola Monte Sinai, um ciclo de palestras para os pais de alunos do município.

Além de comemorar O Dia Mundial da Saúde, o ciclo de palestras para os pais  também abre o  projeto “ Alimentar se bem para  viver melhor”,  que será desenvolvido pela escola durante o ano letivo de 2017.

Na abertura a secretária de Educação, Claudeci Ribeiro agradeceu a Secretaria de Saúde pela parceria e enfatizou  a importância do evento. “É uma forma de mostrar e contribuir, para prática  de hábitos saudáveis, melhorando a forma de se relacionar com sua saúde”, disse a gestora, que  sobre o projeto o desejou que seja produtivo e que possa de fato contribuir para promoção da saúde dos alunos e seus familiares.

A coordenadora pedagógica, Elisângela Gomes, falou sobre o objetivo do evento. “Nosso intuito é conscientizar os pais de como cuidar da saúde para que  respectivamente auxiliem  seus filhos de forma correta. Sabemos que saúde hoje em dia envolve uma serie fatores,  é preciso ter saúde na mente e no corpo, e que para isso envolve diversos aspectos  que  junto vai contribui para uma saúde de qualidade, então quando decidimos promover essas palestras para mostrar a eles essa visão”, afirmou.

Durante o evento foram ministrados quatro  palestras por profissionais que repassaram importantes informações sobre a promoção da saúde.

Publicidade

A primeira palestras foi ministrada pela  odontóloga, Joyce Dantas, que abordou um tema ‘Saúde bucal, focando a importância da higienização bucal na prevenção de doenças como carie, periodontite, gengivite.

A enfermeira, Kellyane Ribeiro, mostrou o trabalho desenvolvido pela mesma  na equipe de Saúde da família. “busquei demostrar as  ações realizadas no município, e que a saúde não está condicionado ao  posto de saúde, mais nas escolas, nas ruas enfim onde houver público”, disse.

A fonoaudióloga, Érica Samara, ressaltou em sua palestra,  a importância da educação em  fonoaudiologia e conhecimentos específicos da área. “É necessário que os pais se conscientizem da importância, no papel de educar seus filhos, por exemplo, tanto os profissionais das escolas como os pais, eles muitas vezes, não  tem conhecimento do distúrbios que envolvem  a fala, a linguagem e mostrando  que existem patologias, distúrbios e que possa  estar prejudicando o aprendizado”, explicou.

A última palestra ministrada pela nutricionista, Jailma Cecília,  abordou o tema ‘Entendo de diabetes’. “Diante do inúmeros casos de diabete que é constantemente diagnosticado, eu quis repassar de forma a chocar mesmo os pais,  para que se possam ter essa consciência da alimentação e de que o excesso de carboidrato que a população consome leva uma consequência, que é preciso ter mais cuidado com a alimentação que levam para casa”, disse.

Participaram também do evento o Secretário de Saúde, Juscenildo Boeiro e o diretor da escola Monte Sinai, Leonardo Duane.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS