Connect with us

DESTAQUES

Patos do Piauí avança na qualidade da educação e supera meta do MEC nas séries iniciais

Publicado

em

O Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, divulgou na noite desta quinta-feira, 30, os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal avaliação da qualidade da educação no país.

O Ideb reúne, em um só indicador, dois conceitos para medir a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho em avaliações do MEC. O índice vai de zero a dez e é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021.

O município de Patos do Piauí registrou avanços na qualidade da educação e alcançou o Índice de 5.4 nas séries iniciais do ensino fundamental, superando a meta estabelecida pelo MEC para 2017, que era de 4.3, e até mesmo a meta de 2021, que era 4.9. O último Índice do município havia sido calculado no ano de 2015, quando obteve apenas 3.7.

O prefeito do município, Agenilson Teixeira Dias, comemorou o resultado.  Segundo ele, os números do IDEB são frutos de medidas adotadas ainda em sua primeira gestão.

Dr. Agenilson Dias, prefeito de Patos do Piauí

“Recebo com muita alegria esse resultado. É uma excelente notícia para nosso município. Quando assumimos a gestão, em 2013, fizemos algumas mudanças, medidas consideradas impopulares, mas tudo pelo bem da educação.  Enfrentamos muita resistência dos pais quando fechamos algumas escolas que tinham poucos alunos e salas com ensino multisseriados, até com quatro séries numa só sala de aula. A gente percebeu que o nível aprendizado desses alunos era baixo em relação a outros. Então começamos a nuclear escolas, mesmo contra a vontade dos pais, porque sabíamos que estávamos fazendo o certo, que era o melhor caminho.”, disse.

Publicidade

Passado um ano, segundo o prefeito, alguns pais perceberam a evolução dos filhos na escola e agradeceram. “Hoje nós estamos tendo a comprovação de foi a decisão correta e que estávamos no caminho certo. […] A educação é o caminho para o desenvolvimento, para um futuro promissor. Vamos deixar esse legado, de que conseguimos melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem, e com isso, estamos contribuindo para uma vida melhor para os nossos alunos.”, disse.

Maria da Penha, secretária de Educação

A secretária de Educação, Maria da Penha e Sousa Veloso, comentou outras estratégias adotadas para melhorar a qualidade da educação na Rede Municipal. “Depois do resultado de 2015, constatamos a necessidade de mudar, criar novas estratégias de trabalho envolvendo mais toda a comunidade escolar, professores e demais servidores da educação e as famílias. Também investimos na qualificação dos nossos educadores”, disse.

A gestora comemorou o resultado, parabenizou e agradeceu aos envolvidos na conquista. “Essa vitória não é somente da gestão, mas de todos os envolvidos. Os nossos aplauso vão para os professores, coordenadores, gestores escolares, alunos, para as famílias, enfim, a todos que fazem a educação em nosso município. Muito obrigado pelo esforço, compromisso e dedicação. A todos, digo que valeu. Peço que continuem empenhados, se aperfeiçoando, inovando as práticas pedagógicas, pois os nossos alunos merecem uma educação de qualidade. A Secretaria continua contando com todos para elevarmos ainda mais o nível da educação municipal”, pontuou.

Devido à instabilidade na página do INEP, o município ainda não teve acesso aos números do IDEB referente aos anos finais do Ensino Fundamental.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS