PDT de Ciro Gomes anuncia ‘apoio crítico’ para Fernando Haddad
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 11/10/18

PDT de Ciro Gomes anuncia ‘apoio crítico’ para Fernando Haddad

O PDT anunciou nesta quarta-feira (10) que dará “apoio crítico’ a Fernando Haddad(PT) no segundo turno da eleição. Haddad disputará a Presidência da República com Jair Bolsonaro (PSL).

A decisão foi anunciada em uma nota, divulgada pelo partido, após reunião da Executiva Nacional.

“A Executiva Nacional do PDT reunida nesta quarta-feira na sede nacional do partido, em Brasília, declara seu apoio crítico a candidatura de Fernando Haddad para evitar a vitória das forças mais reacionárias e e atrasadas do Brasil e a derrocada da democracia”, informou o partido.

No primeiro turno, o candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, ficou em terceiro lugar. Ex-governador do Ceará e ex-ministro da Integração Nacional, ele recebeu 13,3 milhões de votos (12,47%).

No último domingo (7), logo após a confirmação o resultado do primeiro turno, Ciro Gomes foi questionado sobre quem apoiaria no segundo turno e respondeu “ele, não”, uma referência ao movimento #EleNão, contrário a Jair Bolsonaro.

Na segunda-feira (8), o presidente do PDT, Carlos Lupi, afirmou que o partido “jamais” apoiaria Bolsonaro e estudava dar “apoio crítico” a Haddad.

Haddad ‘aberto’ a propostas

Nesta terça-feira (9), em São Paulo, Fernando Haddad se reuniu com governadores do Nordeste e, numa entrevista coletiva, disse estar “aberto” a incorporar propostas de Ciro Gomes no programa de governo.

Também na entrevista, disse que Ciro “é um democrata e lutará contra o fascismo”, o que o torna uma voz “muito respeitada no país”.

“Eu conversei ontem [segunda, 8] com o Roberto Mangabeira Unger [interlocutor de Ciro] e disse a ele que estaria aberto a incorporar [no programa de governo] propostas que fossem compatíveis com os princípios [do PT]. E não há incompatibilidade entre os programas. As diretrizes são as mesmas: soberania nacional, soberania popular, direitos trabalhistas e direitos sociais. Enfim, os dois programas estão muito afinados”, declarou Haddad.

Definição dos partidos

Desde que o resultado do primeiro turno foi confirmado pela Justiça Eleitoral, diversos partidos têm anunciado posição sobre o segundo turno.

PSOL e PSB, por exemplo, já informaram que apoiarão a chapa de Haddad e Manuela D’Ávila (PCdoB); O PSDB, o DEM e o PRB não apoiarão Haddad nem Bolsonaro; o PTB apoiará Bolsonaro.

Fonte: G1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Promotora instaura inquérito civil para fiscalizar convocação dos concursados do município de Picos

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da promotora de Justiça Romana Leite Vieira, instaurou um inquérito civil público, no dia 31 de agosto, para investigar denúncia de

DESTAQUES

Em Picos, réu vai a júri popular após 14 anos do assassinato

O réu Francisco Manoel da Silva vai a júri popular na próxima terça-feira (06/11), na 5ª vara da Comarca de Picos (PI). Ele é apontado como o autor do assassinato

Pio IX

PIO IX | Após um mês internado, jovem vítima de acidente morre em Picos

O jovem Mayran de Carvalho Costa, 17 anos, que sofreu um acidente de moto no último dia 11 de junho, apresentou uma piora em seu quadro de saúde e morreu