Connect with us

DESTAQUES

Penitenciária de Picos tem maior número de aprovações do Piauí no Encceja

Publicado

em

Detentos da penitenciária José de Deus Barros participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), realizado nos dias 24 e 25 de outubro de 2017. Dezenove encarcerados fizeram o exame e 07 foram aprovados. Segundo o diretor da unidade carcerária, Sinval Hipólito, a penitenciária de Picos foi a que teve o maior número de aprovações no Piauí.

O gestor falou ainda das atividades que são desenvolvidas pelos detentos, como artesanato e ainda da horta que está sendo cultivada dentro do espaço prisional, que é cuidada pelos presos e incluída na alimentação dos mesmos.

Horta dentro do presídio

“A gente fica muito feliz da participação desses detentos, é um incentivo para que, na próxima prova que vai acontecer nesse ano de 2018, nós acreditamos que vai participar um número muito maior”, acredita o diretor.

Diretor da penitenciária masculina de Picos, Sinval Hipólito

Sinval falou ainda da preparação que está sendo feita para que os presos participem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo Sinval, 29 presidiários estão inscritos na edição deste ano. “É um benefício para o detento, é um benefício para os seus familiares, para o currículo do detento, para a sociedade picoense, piauiense e brasileira”, destacou.

Adaildo Marcos Delfino cumpre pena há dez anos na penitenciária de Picos. Ele foi um dos aprovados no Encceja e teve a sua pena reduzida em três meses por conta do resultado positivo na prova. Ele sairia em regime aberto em dezembro, mas por conta da aprovação, já irá sair em setembro. Adaildo também produz artesanato na prisão.

Adaildo Marcos Delfino cumpre pena há dez anos na penitenciária de Picos

“É uma forma da gente ocupar nosso tempo, fazendo artesanato e até de estar gerando uma pequena renda […]. E estamos aprendendo algo para quando a gente sair ficar mais fácil para ser inserido na sociedade. Eu fui aprovado no Encceja e ganhei três meses de remissão e minha cadeia vence agora, inclusive por causa desses três meses”, contou.

O detento Josimar Holanda Nunes, também aprovado do exame, fala da felicidade de poder concluir o ensino médio através do Encceja. Ele disse que sonha em poder fazer uma faculdade e ter uma nova oportunidade de vida. Josimar também conseguiu remissão da pena em três meses por conta do êxito na prova.

Josimar Holanda Nunes foi aprovado no Encceja

“É muito gratificante, porque além da gente ser aprovado, concluir o ensino médio, a gente ganha a remissão, que são de 90 dias. […] Eu já participei de quatro exames nacional, o Enem, e vou participar do quinto, e com fé em Deus eu tenho uma aprovação um dia, para quando eu chegar no meu semiaberto, eu esteja apto a cursar uma faculdade, que é esse o meu objetivo”, declarou.

Mini paredões que são produzidos por detentos

Raimundo José de Moura produz artesanato e fala dos benefícios que as atividades trazem para os presidiários. “Aqui, além da gente aprender, preenche a mente da gente. E a gente ganha um sustento para se manter e também para dar um presente para um filho lá fora”.

Outro projeto que é desenvolvido na José de Deus Barros é o “Leitura Livre”, que reduz em quatro dias a pena do encarcerado para cada livro que é lido por ele.

Publicidade

Sobre a preparação para o Enem, Sinval Hipólito afirmou que são disponibilizadas aulas para auxiliar os presos. A população carcerária atual da penitenciária masculina de Picos é de 417 presos.

 

Fonte e fotos: Grande Picos | Por: Daniela Meneses

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS