Connect with us

DESTAQUES

Pesquisa aponta que Parque de Exposição apresenta maior índice de Hanseníase em Picos

Publicado

em

Uma pesquisa operacional desenvolvida pela equipe que atua no Programa de Combate a Hanseníase, em Picos, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) mapeou os principais focos da doença no munícipio. Estudo foi iniciado em 2015 e concluído no ano passado.

A escala de maior incidência de casos é composta pelo bairro Parque de Exposição, que apresenta maior número de focos de Hanseníase, seguido do Morada do Sol, São Vicente e bairro São José.

O coordenador do Programa de Combate a Hanseníase, Gilberto Valentin, explicou que os principais focos afetam a população periférica da cidade devido a maior aglomeração concentrada de pessoas.

“Nós identificamos os principais focos e estamos visitando a população localizada nessas áreas, batendo de porta em porta. Identificando casos suspeitos, o indivíduo é encaminhado para realização do exame clínico que comprova a patologia para ser iniciado o tratamento”, afirmou o coordenador.

Diagnóstico da pesquisa

Publicidade

Mutirões nos bairros

Uma ação que vem sendo desenvolvida nas últimas semanas pelo Programa é a promoção de mutirões nos bairros diagnosticados com maior número de casos da doença.

Até o momento mais de 200 famílias picoenses foram visitadas durante os mutirões e três novos casos foram diagnosticados. A ação conta ainda com a participação de 30 alunos dos cursos na área de Saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os mesmos para atuarem nos mutirões passam por capacitações.

Nos próximos dias os mutirões seguem no bairro São Vicente, Morada do Sol e São José. Esta é a segunda vez que a ação é articulada em Picos.

Fonte: Folha Atual

Publicidade

Foto: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS