Connect with us

DESTAQUES

Piauí atinge 87% da meta de vacinação contra a gripe, mas 13 cidades continuam abaixo da média

Publicado

em

altando três dias para encerrar a campanha de vacinação contra a gripe, o Piauí atingiu 87,17% da meta. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), 606 mil piauienses foram imunizados contra a influenza.

De acordo com a Sesapi, 808 mil pessoas dos grupos prioritaritários eram esperadas. Contudo, os municípios estão com problemas para atualizarem os dados e 13 cidades estão com cobertura vacinal abaixo de 60%.

“A procura continua muito grande, até porque este ano tivemos mais casos de H1N1 do que o costume. Todas as 880 mil doses foram distribuídas e estamos cobrando os municípios para uma atualização do número de pessoas imunizadas. Cabe as prefeituras se organizar e montar uma logística para a vacinação”, explicou a coordenadora de imunização da Sesapi, Kássia Barros.

A coordenadora destacou que no início da campanha, o estado apresentou problemas pontuais como: a falta de doses nos postos de saúde, inclusive no dia D de vacinação, e de seringas para o público infantil. Segundo ela, nenhuma cidade atingiu a meta das crianças de seis meses a menores de cinco anos.

“É preciso que as pessoas saibam a importância da vacina, que protege contra os vírus influenza tipo B, A H1N1 e A H3N2. Infelizmente as crianças são as menos imunizadas e alguns postos, como em Teresina, o foco é para o reforço da dose desse público alvo”, comentou.

Publicidade

Os grupos alvos da campanha são: indivíduos com 60 anos ou mais de idade;crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; professores das escolas públicas e privadas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;- população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Salas que tem doses de vacina contra gripe em Teresina:

  • Hospital do Parque Piauí – Rua Marechal Rondon, Nº 6262 – Parque Piauí;
  • Hospital do Dirceu Arcoverde II – Quadra 250, Casa 50, Dirceu Arcoverde II;
  • Hospital e Maternidade do Promorar – Av. Ulisses Guimarães, S/N, Promorar;
  • Hospital da Primavera – Av. Duque de Caxias, 2660, Primavera;
  • Hospital e Maternidade do Satélite – Rua Rotary Club, 4265;
  • Hospital e Maternidade do Buenos Aires – Rua Castelo do Piauí, S/N esquina Av. Jerumenha, bairro Buenos Aires;
  • UBS Monte Castelo: Rua Zito Batista, s/n, Monte Castelo;
  • UBS Santa Maria da Codipi – Rua Raimundo Doroteia, s/n, Santa Maria da Codipi;
  • Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo – Rua Magalhães Filho, 152. Centro/Sul

Mortes

A Secretaria de Estado da Saúde notificou 94 casos de influenza H1N1, sendo que 10 evoluíram para óbito. Os dados foram apresentados hoje (14), pela Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde. Os casos de Influenza H1N1 estão inseridos no perfil epidemiológico da síndrome respiratória aguda grave (Srag), que totalizaram 370 casos notificados.

Fonte: G1 | Foto: Josely Carvalho | CidadesNaNet

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS