Piauí registra 29 casos de hanseníase por 100 mil habitantes e entra em alerta
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 12/01/18

Piauí registra 29 casos de hanseníase por 100 mil habitantes e entra em alerta

O Piauí está em alerta em virtude do aumento de casos de hanseníase em 2017. Foram 935 notificações, o que equivale a 29.1 casos para cada 100 mil habitantes, parâmetro considerado muito alto pelas autoridades de saúde. Em 2016 foram 911 casos, segundo dados do Boletim Epidemiológico divulgado pela Coordenação Estadual de Controle à Hanseníase, da Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com a Sesapi, aproximadamente 67,5% dos casos, 631, foram notificados já em estágio transmissível. “Tanto a classificação predominante, do tipo multibacilar, e o parâmetro de detecção da doença (muito alto), chamam a atenção para a necessidade de mais envolvimento dos serviços de saúde dos municípios em estratégias para o alcance do diagnóstico precoce da doença”, alerta a supervisora estadual de Controle de Hanseníase, Eliracema Alves.

De acordo com a supervisora, a classificação multibacilar predominante mostra que existe focos da doença em atividade em todo o estado. As cidades que mais notificaram casos foram Teresina (385), Parnaíba (44), Floriano (44), Picos (33), Piripiri (23), Campo Maior (19), Altos (15), José de Freitas (14), Barras (12) e Oeiras (12).

A supervisora explica que a hanseníase é uma doença que atinge primeiramente os nervos, e em seguida, de forma tardia, as manchas. Essas manchas podem ser de coloração amarronzada ou rósea, são indolores, ou seja, não doem. Essas manchas têm diminuição de sensibilidade, são dormentes e que se não forem tratadas em tempo certo, precocemente, elas podem evoluir com incapacidades, deformidades.

“O Piauí é um Estado endêmico para hanseníase, por conta disso, nossos trabalhos são voltados ao diagnóstico precoce. O Estado desenvolve um trabalho de busca constante a novos casos para melhorar os indicadores e condições das pessoas com hanseníase”, comenta Eliracema Alves.

A divulgação do Boletim integra uma das atividades da campanha “Janeiro Roxo”, mês em que são reforçadas as ações de prevenção e combate a hanseníase.

Em outubro do ano passado, o Estado aderiu à campanha nacional Brasil Livre da Hanseníase, quando, em parceria com o Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana de Saúde(OPAS), além da Organização Mundial de Saúde(OMS) e o Movimento Morhan, foram realizados 506 atendimentos e capacitados mais de 1.400 profissionais de saúde. Somente naquele período, foram notificados 110 novos casos da doença, nos municípios de Teresina, Parnaíba e Floriano.

Eliracema Alves enfatiza que, com a notificação dos novos casos, o paciente é direcionado ao tratamento, que é gratuito, e realizado nos 224 municípios, nas unidades de saúde.  Toda medicação é fornecida pelo SUS e após o início do tratamento, o paciente não transmite mais a bactéria causadora da doença.

Os pacientes que estão num estágio mais avançado, com comprometimento de membros por não fazerem o acompanhamento pelas unidades de saúde são encaminhados para a clínica de referência em dermatologia, no Hospital Getúlio Vargas(HGV), no Centro Maria Imaculada ou para o Hospital Universitário, sendo acompanhados por profissionais referência para todo o Estado.

No dia 25 de janeiro, a Sesapi vai realizar o I Workshop Estadual de Hanseníase, com objetivo de capacitar secretários municipais de saúde, profissionais de saúde, estudantes de graduação, pós-graduação e comunidade em geral.  Além disso, Parnaíba, Floriano e Picos também debatem sobre a temática em atividades nas comunidades.

FONTE: Cidade Verde / Com informações da Sesapi | Foto: reprodução

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Governo garante que procedimentos da prestação de contas de empréstimo são legais

O Governo do Estado, por meio da Superintendência do Tesouro Estadual, assegura que os procedimentos da prestação de conta, a despeito da operação de crédito realizada junto à Caixa Econômica

DESTAQUES

Briga entre primos acaba em morte a golpe de foice no interior de Simões

Uma briga envolvendo dois primos acabou em morte no interior do município de Simões. Fato aconteceu por volta das 5h40 deste domingo (20), após uma festa no Sítio Belmonte, próximo

DESTAQUES

Empresa de Energia Solar de São João Piauí demite vários funcionários após deflagarem greve

Um grande número  de operários de uma usina de energia solar instalada no município de São João do Piauí foram demitidos na manhã desta segunda-feira, 26 de junho. De acordo

DESTAQUES

ELEIÇÕES 2016 | Patos do Piauí tem dois pré-candidatos a prefeito

Segundo dados da Justiça Eleitoral, no município de Patos do Piauí, 5.697 eleitores estão  aptos a irem às urnas no próximo dia 02 de outubro para votarem para eleger prefeito,

DESTAQUES

Prefeituras não podem usar recurso do AFM para fechar conta de 2017

Apesar de o governo ter prometido repasse extra de R$ 2 bilhões em 2017, na forma de Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), a medida que autorizou a transferência da verba

DESTAQUES

PIO IX | Bandidos “capotam” carro após assaltar cabeleireira

A cabeleireira identificada por, Beneslândia, teve seu carro tomado em assalto na noite da última quarta – feira, dia sete de março, na br 020, município de Pio IX –