Connect with us

DESTAQUES

Piauí tem o 3° maior crescimento do Brasil em 13 anos, relava pesquisa

Publicado

em

O Piauí teve o terceiro maior crescimento do Brasil em 13 anos, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em sua pesquisa Contas Regionais Brasil. Na série estudada, entre o período de 2002 a 2015, o Estado de Tocantins ficou em primeiro lugar, com crescimento de 101%; seguido de Mato Grosso, que ficou em segundo lugar, com crescimento de 100% e; o Piauí, em terceiro lugar, com 84,4%.

O presidente da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Estado do Piauí (Cepro), sociólogo Antônio José Medeiros, afirmou que tiveram peso no crescimento do Estado de 84,4% os programas sociais de transferência de renda; o crescimento do agronegócio e da produção de usinas eólicas; os investimentos em infraestrutura, quando homem e cooperação Federativa, em uma sintonia entre o Governo do Estado e Governo Federal.

Ele lembra que a indústria da construção civil teve um crescimento expressivo no período, quando a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) investiu na construção de sete novos prédios de grande e médio porte em Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano, além de equipamentos e; o Instituto Federal do Piauí (Ifpi) construiu 13 novos prédios em Teresina e no interior do Piauí no período.

“É claro que programas sociais de transferência de renda, como o Bolsa Família, e as aposentadorias para trabalhadores rurais ajudaram no crescimento no Piauí, mas tiveram grande peso os investimentos na construção de estradas, asfaltamento de estradas, construção de escolas, investimentos feitos municípios na construção de escolas e creches”, afirmou Medeiros.

Ele lembra que na pesquisa Contas Regionais do Brasil já aparece o impacto das usinas de energia eólica, em primeiro ano de produção, 2015. De acordo com Antônio José Medeiros, os primeiros parques de energia eólica começaram a ser implantados em 2013 e a produzir dois anos depois, em 2015.
“Os parques de produção de energia eólica e solar começam a ter de fato impacto na economia dois anos depois da implantação. Os parques de energia solar que foram inaugurados no ano passado no Piauí produzirão impacto na economia dois anos depois”, analisou o presidente da Fundação Cepro.

Publicidade

Fonte: Meio Norte

Foto: reprodução

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS