Connect with us

DESTAQUES

Piauí tem pior participação do Nordeste na receita do setor de serviços; diz IBGE

Publicado

em

Piauí tem a menor articipação relativa dos estados da região Nordeste quanto ao Valor da Receita Bruta de serviços, de acordo com a Pesquisa Anual de Serviços (PAS), divulgada pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa considera o exercício de 2015 e investiga a estrutura produtiva das empresas de serviços do país, aferindo receita bruta da atividade, salários, dentre outras variáveis.

De acordo com a pesquisa o Piauí acumulou a menor participação entre os estados do Nordeste e a sexta pior do brasil. O estado teve um renda bruta de serviços de R$ 5,2 bilhões no período considerado pela pesquisa. “A crise começa a se agravar em 2014 e 2015 com uma redução significativa neste período”, disse o Supervisor de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE, Eyder Silva.

Segundo o supervisor há resultados positivos considerando a comparação do desempenho do Piauí entre os anos de 2015 e 2014 como a elevação da receita bruta de serviços em 6,26%. Porém como a inflação em 2015, medida pelo IPCA, foi de 10,67% não houve crescimento real no setor. “Houve uma redução em termos reais. Como tudo os preços se elevam a receita não foi capaz de cobrir e houve uma redução relativa”, comentou o supervisor.

A pesquisa mostra ainda uma redução de 6,18% na quantidade total de empresas do setor de serviços em 2015. Na prática foram 406 empresas que deixaram de operar no período. Os setores com maior redução no quantitativo de empresas foram aquelas ligadas aos setores de transportes, com queda de 32,85% e de atividades imobiliárias, com retração de 31,55%.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS