Piauí terá 1º laboratório de genética para solucionar crimes usando teste de DNA
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 08/11/19

Piauí terá 1º laboratório de genética para solucionar crimes usando teste de DNA

O estado do Piauí vai inaugurar seu primeiro laboratório de genética forense, passando a integrar, já a partir da próxima semana, a rede nacional de perfis genéticos do Brasil. Com isso, crimes de homicídios e violência sexual, por exemplo, poderão ser elucidados graças a testes de DNA.

O Instituto de DNA Forense será ligado ao Departamento de Polícia Técnico-Científica e está sendo implementado com o auxílio do Ministério da Justiça. Foram investidos pouco mais de R$ 400 mil na obra. Só em equipamentos são R$ 3 milhões.

Com o laboratório em funcionamento, o Piauí começa a instituir o banco estadual de perfis genéticos, com o objetivo de dar vazão e resposta a crimes até então sem solução quanto a autoria e modos operandi.

O laboratório será capaz de processar as amostras advindas do local de crime e provenientes de coletas realizadas no Instituto de Medicina Legal (IML). Serão incluídos no banco de dados de perfis genéticos, perfis de condenados por crimes hediondos ou por crime doloso e violento contra a pessoa, ou ainda por meio de autorização judicial, seja de ofício ou mediante solicitação da autoridade policial ou do Ministério Público.

O Instituto de DNA será coordenado por um perito criminal especialista na área de genética forense. A inauguração está prevista para o dia 11. Dois dias depois, o Tocantins também ganha um laboratório semelhante, totalizando 20 estados interligados no Banco Nacional de Perfis Genéticos.

Desde o dia 13 de dezembro do ano passado, o Instituto de Criminalista iniciou processo de coleta de dados genéticos de presos no sistema penitenciário do Estado do Piauí.

Fonte: Cidadeverde.com

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Alunos da Escolinha “Tok de Bola” recebem uniformes; Projeto social tem mudado a vida de 87 crianças em Jaicós

Para fazer a alegria da garotada, não é necessário muito. Um espaço aberto, uma bola e duas traves são o suficiente. Mas há quem sempre escolha fazer mais e investir

DESTAQUES

Governador Wellington Dias e outras personalidades vão receber Título de Cidadania Jaicoense dia 21

A Câmara Municipal de Jaicós vai realizar no próximo sábado, dia 21 de setembro, às 14h, uma Sessão Solene de outorga de Títulos de Cidadania Jaicoense a diversas personalidades. A

Alagoinha do Piauí

ALAGOINHA | Professora tem Hilux roubada de dentro da garagem no povoado Serra Velha

Na noite desta última quinta-feira 29, um veículo modelo Hilux de placa NIO-4478, foi tomado de assalto, no povoado Serra Velha, município de Alagoinha do Piauí. O caso tirou o