Connect with us

DESTAQUES

PICOS | APPA realiza 1ª Mostra de Inovações Tecnológicas para Cultura do Alho; veja fotos

Publicado

em

A Associação Piauiense dos Produtores de Alho realizou durante toda esta quinta-feira, 08, a I Mostra de Inovações Tecnológicas para a  Cultura do Alho. O evento faz parte da programação da X Semana de Agronomia. O encontro aconteceu na Universidade Estadual do Piauí, Campus Profº Barros Araújo, em Picos.

Na ocasião houve exposição de maquinários, produtos fabricados a base de alho, implementos agrícolas e vários estandes com maquetes bem como expositores contendo diversas espécies de insetos fabricados por discentes do curso de Agronomia.

O presidente da Associação Piauiense dos Produtores de Alho, José Airton Dantas, falou sobre o objetivo da realização do evento e também destacou a importância da criação da cooperativa, recentemente fundada, como forma de fortalecer a produção tendo em vista o engajamento no mercado e valorização do produto e produtor.

“Podemos mostrar o que já está sendo feito no projeto de revitalização da cultura do alho no estado do Piauí, uma vez que a cultura do plantio do alho está sendo retomada na cidade de Picos e em vários municípios que compreendem o Vale do Guaribas, Vale do Canindé e outras cidades do Piauí. Nesses três anos novas tecnologias estão sendo utilizadas juntamente com assistência técnica. Hoje temos a Embrapa Hortaliças, Embrapa Agro Indústria de Alimentos, Senar, Sebrae dentre outros parceiros. É de grande relevância fazer esse elo como leque de oportunidades em nosso município” destacou.

José Airton destacou a relevância da Cooperativa Piauiense dos Produtores de Alho recentemente criada pela APPA.

Publicidade

“A cooperativa está fortalecendo a produção e com isso os produtores podem trabalhar com mais confiança. É um incentivo para desenvolver o plantio e comercialização, pois há ainda muitos impasses no que tange produção e mercado. Estamos viabilizando esse caminho de mercado e produção para tentar alocar nossos produtos” pontuou.

O presidente da APPA acrescentou que a produção de alho retomada desde 2016 através de muito trabalho, vem crescendo de maneira significativa devido ao aparato tecnológico e assistência técnica.

“Essa safra de 2018 estima-se em 16 toneladas e isso prova que a tecnologia está sendo adaptada e aprimorando os cultivares” finalizou José Airton.

O coordenador do curso de Agronomia da Uespi, professor Renato Rocha, destacou que a realização da X Semana de Agronomia foi em menção ao Dia do Engenheiro Agrônomo, cuja a data é comemorada no dia 12 de outubro. O evento é voltado para o público acadêmico e produtores agrícola.

Ainda de acordo com o coordenador, o evento iniciou no último dia 06 e prossegue até esta sexta-feira,09, com o desenvolvimento de várias atividades como apresentação de trabalhos científicos realizados pelos estudantes, palestras, minicursos entre outras.

Publicidade

Renato acrescenta que nesta edição foi apresentada a Agropec, empresa júnior criada pelos acadêmicos do curso de Agronomia onde foi mostrado no primeiro evento o êxito alcançado.

“Essa criação da Agropec podemos somar com a I Mostra de Inovações Tecnológicas da Revitalização da Cultura do Alho no Piauí onde são expostos aqui os maquinários utilizados para o beneficiamento do alho. Temos aqui participando conosco oito pesquisadores da Embrapa que estão imbuídos nesse processo de revitalização para fortalecer a cultura do alho e também outras culturas como cajucultura, ovinocultura, caprinocultura entre outras formas de produção” explicou o coordenador.

A instituição surgiu após várias reuniões entre professores e alunos do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí. De acordo com a aluna do 9º período e presidente da Agropec Projetos e Consultoria, Lígia Xavier, o surgimento da empresa júnior se deu através de muitos incentivos de professores e demais profissionais da área.

“A iniciativa foi através também de parcerias com Associação dos Produtores de Alho juntamente com Associação dos Engenheiros Agrônomos, alunos do curso, professores e a Uespi. Com todo esse apoio criamos a empresa e estamos neste evento” pontuou Lígia.

Lígia destacou que para a criação da empresa e integração por parte dos discentes foi através do índice geral onde os acadêmicos com as melhores notas foram escolhidos como membros. Lígia destacou também que 110 alunos estão envolvidos na X Semana de Agronomia.

Publicidade

O produtor de alho da cidade de Dom Expedito Lopes e também acadêmico do 9º período, Juliano Moura, disse que iniciou suas atividades na lavoura do alho na última safra como forma de experimento tendo como apoiadores os demais produtores integrados na Appa. Juliano acrescentou que através da assistência técnica e acompanhamento, pôde-se desenvolver o alho livre de vírus.

“Essa experiência é satisfatória e a cidade de Dom Expedito Lopes foi referência na produção de alho graças a junção da empresa de pesquisa que desenvolveu uma semente adaptada e livre de vírus, a assistência técnica que está assessorando e o produtor somando conhecimento com a força de vontade” declarou o produtor.

“As expectativas para as próximas safras são boas, visto que tivemos êxito na primeira safra que cultivamos e, futuramente com todo esse aparato, a tendência é crescer mais” avaliou Juliano.

Nos dias 06 e 07 foram realizadas palestras e minicursos. No dia 08, a realização da I Mostra Tecnológica da Revitalização da Cultura do Alho e nesta sexta-feira, 09, apresentação de trabalhos científicos pelos alunos.

Várias autoridades e também pesquisadores da Embrapa prestigiaram a realização do evento, onde foram expostos maquinários e implementos agrícolas juntamente com produtos fabricados a base de alho.

Publicidade

Recentemente, membros  da Appa, participaram de um treinamento e capacitação na Embrapa do Rio de Janeiro sobre técnicas de processamento para a produção de alho em conserva, tempero de alho e sal e alho desidratado. De acordo com o especialista em ciência e tecnologia de alimentos do Setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, Roberto Machado, a Embrapa trabalha com capacitação de produtores de diversas culturas e foram acionados pelos membros da Appa, aos quais, solicitaram treinamento e capacitação no beneficiamento do cultivar.

“Fizemos um treinamento muito dinâmico, onde inserimos teoria e prática simultaneamente na fabricação de produtos a base de alho. Dentro desse processo foi desenvolvido aprendizados sobre envasamento, quantidade de conservantes adequados e toda forma de como preparar o alho para o consumo e mercado” destacou Roberto.

“Esse treinamento foi viabilizado com aparato tecnológico em prol do processamento onde eles conseguiram verificar a viabilidade fazendo os produtos como o alho desidratado, a pasta de alho e sal, o alho em conserva e o tempero de alho, frisou Roberto Machado.

A produção de alho vem ganhando destaque desde o ano de 2016 quando vários agricultores decidiram retomá-la. No decorrer do trabalho várias parcerias foram firmadas. Entre os parceiros, está o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) polo de Picos. Segundo a gerente regional do Sebrae de Picos, Ana Mary, o apoio para com os produtores está sendo desenvolvido a partir de quando se percebeu a importância que o alho tem para a região, uma vez que Picos e região já foi destaque a nível nacional na produção da cultura desde os anos 60 até início dos anos 90.

“Percebemos a importância de resgatar a cultura do alho em Picos e macrorregião e fizemos um plano para esse resgate e, assim procuramos a diretoria onde fomos orientados para avaliação do solo, da água e também procuramos a Embrapa Hortaliças para assistência técnica” disse.

Publicidade

“Pesquisamos quais variedades se adaptavam ao clima que é o semiárido e quais espécies de alho podem ser produtivos. Foi com esses experimentos que a produção foi se desenvolvendo. Hoje estamos atuando na consultoria de plantio e colheita com objetivo de acompanhamento do produtor em conexão com o mercado de forma que o trabalho tenha retorno e seja compensado e não demasie produção sem retorno financeiro acarretando prejuízos”

“É importante que essa cultura volte a ser o que já foi um dia em Picos, Bocaina Santo Antônio de Lisboa entre outras cidades, porque o alho é um alimento riquíssimo e também reconhecido como medicamento” frisou Ana.

A região de Picos foi historicamente produtora de alho em regiões ribeirinhas até o ano de 1980, quando a construção da barragem de Bocaina prejudicou a atividade que conseguiu sobreviver e resistir até o início da década de 90. Em 2016 foi iniciado o projeto de revitalização. No primeiro ano, a produção foi de quase dez toneladas; no segundo ano atingiu cerca de 10,5 toneladas e, na última safra, em 2018, alcançou cerca de 16 toneladas.

Estão atuantes, 72 produtores de alho que compreendem os municípios de Aroeiras do Itaim, Dom Expedito Lopes, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Itainópolis, Monsenhor Hipólito, Oeiras, Paes Landim, Pedro II, Picos, Santo Inácio, São João da Varjota, São João do Piauí, Sussuapara e Várzea Grande do Piauí. O projeto está se desenvolvendo com ênfase no alho livre de vírus e Assistência Técnica presente junto aos produtores.

_Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS