Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Exposição do artista visual Pedro Vidal, “Ser_Taum”, chega ao último dia

Publicado

em

Após quarenta e nove dias, chega ao fim a exposição “Ser_Taum’, do artista visual Pedro Vidal, piauiense, nascido na cidade de Batalha, norte do estado, cujo objetivo é retratar a vida no sertão nordestino, nas suas coisas mais simples, especialmente a botânica.

A exposição, que iniciou dia 24 de setembro e deveria ter encerrado no último dia 10, foi estendida por mais dois dias pela direção do Museu Ozildo albano, local onde o trabalho do artista piauiense está sendo exposto.

“A ideia da exposição surgiu esse ano, com algumas obras que viemos fazendo desde 2018. A grande intensão é trazer uma mensagem positiva, falar da beleza do Nordeste, porque a nossa região, exteriormente no Brasil e em outros países, é vista como uma região de miséria, de fome, pobreza. Sim, existe isso, mas não é somente isso o nosso retrato. Nós temos muito mais a oferecer. E há a questão de que o que é passado fora, termina sendo exteriorizado também e muitas pessoas passam a ter vergonha do local em que nasceram. E nossa proposta é o oposto disso: queremos que todos sintam orgulho do lugar a que pertencem”, explicou Pedro Vidal.

Ele relatou ainda que a fundamentação do nome para a exposição saiu de três viés.

“O nome é uma brincadeira por três fatores: ele remete à paisagem do “sertão” em si; à intensidade de ser = “Ser tão”; e à forma nasalada que o nordestino fala suas palavras = ‘sertaum’”, disse.

Publicidade

Além da exposição itinerante, o artista ministrou uma oficina para 22 crianças na Academia de Letras da Região de Picos. Houve também um show cultural com as mais variadas áreas artísticas. “É fazer nossa cultura aparecer interna e externamente”, ressaltou Pedro Vidal.

As imagens do artista, feitas em papel “de pão”, ou craft, em pedaços de madeira e em telas retratam o sol em variados horários e plantas da terra e exóticas, mas que fazem parte do contexto nordestino. Várias telas estão à venda.

A exposição está aberta até às 17h00 desta terça-feira (120, no museu Ozildo Albano. As próximas exibições acontecem em Parnaíba, de 21 de novembro a 20 de dezembro, e me Piripiri, de 18 de janeiro de 2020 a 1º de março.

Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho do artista, pode acompanhá-lo através das redes sociais no Instagram: @ser_taum e @_pedrovidal_.

_Veja algumas das telas exibidas:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS