Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Glória Maria, Zinha Soares e Biquini Cavadão encerram Salivag 2019; veja fotos

Publicado

em

Após cinco longos dias cheios de palestras que perpassaram pelos mais diversos temas – como sonhos e empreendedorismo jovem, autismo, biografia de Lampião e Maria Bonita, hipnoterapia e outros –, exposições de livros e revistas, a final do Soletrando e diversos shows musicais, chegou ao fim a 7ª edição do Salão de Livros do Vale do Guaribas, uma idealização da Secretaria Municipal de Educação e apoiada pela Prefeitura de Picos.

A cada ano, a meta, além de inovar, é fazer crescer e trazer novas atrações. Para este ano, foi pensado a jornalista Glória Maria para encerrar o evento, assim como a banda picoense do cantor Wanderley Soares – o Zinha – e a afamada Biquini Cavadão. Todas as três atrações lotaram os ambientes respectivos a eles (auditório e espaço de shows).

Para a secretária de educação, o sentimento é de dever cumprido. “Mais um Salivag chega ao fim e estamos com a satisfação de dever cumprido com esse que se faz um evento tão importante para a população de Picos e região. Quando pensamos em um evento e conseguimos realizá-lo, quando temos esse feedback com a população, nós ficamos muito contentes. Esse domingo foi um dia absolutamente encantador, quando nós presenciamos o bate-papo literário, com lançamento de dois livros de alunos nossos, os quais se fizeram protagonistas desse evento que foi criado pensando neles. Nossos alunos da rede municipal de Picos não vêm para o Salão apenas consumir livros, já vêm para lançarem as suas obras”, disse ela.

Rosilene Monteiro

A secretária enalteceu ainda a participação em massa dos jovens não apenas como inscritos, mas como protagonistas do evento, se fazendo palestrantes.

“Cinco jovens palestraram no Salão, todos na idade de 18 a 22 anos. É o nosso povo sendo protagonista de um evento que foi criado a tão pouco tempo e que se a gente olhar a trajetória já temos história para contar. Tivemos o Soletrando, onde os alunos da rede municipal de ensino deram um show de conhecimento, mostrando que se você plantar a semente, se você regá-la a cada dia, ela vai germinar e dar frutos. O Salão de Livros é exemplo de tudo isso. E nós, quando conseguimos atingir o apogeu do idealizado, quando conseguimos que o povo nos abrace e se aproprie do Salivag como seu, a gente fica contente, pois ele não é nosso, mas de Picos e microrregião”, relatou.

O prefeito municipal de Picos, Padre Walmir, iniciou o Salão de Livros do Vale do Guaribas em 2003, época em que ocupava a cadeira de gestor da Secretaria de Educação. Sendo este um sonho dele, o qual foi idealizado, ele disse faltar-lhe palavras certas para mensurar a gratidão e felicidade por se ver cumprir mais uma edição.

Publicidade

“A gente fica quase sem palavras para expressar o contentamento no resultado. Quando a gente planeja um evento, por mais que se dedique, que se organize, a gente só pode dizer da satisfação após conclusão e que vemos o resultado. Estamos realizados com a participação das pessoas, com a satisfação que eles têm nos repassado sobre palestras e shows. Fiquei muito feliz com as palavras da Glória Maria, sua exaltação sobre o evento. Ela nos parabenizou, mas quem sai daqui ganhando em termos de conhecimento é ela. Já vamos nos preparar para o próximo ano. Acredito que esse evento vai nos trazer muitos frutos”, declarou.

Em 2003, quando assessora da Educação, Maria Santana via nascer o embrião do Salivag, que, àquela época, se chamada Salipi (Salão de Livros de Picos), mudando, posteriormente, para o nome atual.

“O Salivag é um evento já consolidado que a Prefeitura de Picos realiza, não somente para Picos, mas região. É um evento que o picoense já adotou como seu e, para nós, é uma alegria ver que a cada ano o Salivag só cresce, a exemplo desse, que tivemos a participação da Glória Maria. Foi um evento recorde de público. O do próximo ano vai ter que superar esse, e Rosilene tem se proposto a aperfeiçoar a cada ano que se passou esse evento que foi iniciado na gestão do Padre Walmir, enquanto secretário de educação, à época. A gente vê que da criança ao idoso, as pessoas vêm participar. É um evento que promove o conhecimento, a cultura, bons shows, e pode adquirir livros com preço acessível”, destacou.

Foram muitas as atividades desenvolvidas durante os cinco dias de evento para as crianças da rede pública e privada de ensino, as quais foram protagonizadas por elas mesmas, como as diversas apresentações de peças.

Ainda não há data marcada para o próximo Salão de Livros do Vale do Guaribas, contudo, especula-se que seja ainda no primeiro semestre, por ser ano eleitoral.

Confira as fotos da última noite do 7º Salão de Livros do Vale do Guaribas 2019.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS