Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Instituto Monsenhor Hipólito abre a 19ª edição do JIC´s com apresentações culturais; veja fotos

Publicado

em

Aberto na cidade de Picos, no Instituto Monsenhor Hipólito, sedia oficialmente, a 19ª edição dos JIC´s – Jogos Intercolegiais Cordimarianos. A solenidade aconteceu no Estádio Municipal Helvídeo Nunes, por volta das 19h30, desta quinta-feira (27).

Ainda pela manhã, às 06h, ocorreu o momento da acolhida, no IMH, das delegações vindas da Escola Patronato e Colégio Irmã Maria Eugênia, da cidade de União – PI, Colégio Nossa Senhora das Graças de Fortaleza – CE, Colégio Nossa Senhora de Lourdes de Belém –  PA, Colégio Nossa Senhora das Dores, da cidade de Bezerros – PE, Colégio Vírgem Poderosa de Acaraú – CE e Unidade Educacional Coração Imaculado de Maria, em Russas – CE.

Durante a noite, pouco antes da abertura oficial, os alunos de todas as escolas se concentraram em frente ao IMH, onde seguiram em passeata até o estádio. Após a solenidade e declarada aberta oficialmente, várias apresentações culturais foram realizadas com os alunos da escola anfitriã e das unidades de ensino visitantes, ocasião em que cada instituição representou sua cultura. Houve também como forma de incusão social a arrecadação de alimentos.

Durante o momento de apresentações, ex-alunos e atletas correram com a tocha cordimariana que representam os jogos que serão realizados nas modalidades como Handbol, Futsal, Vôlei de Quadra, Vôlei de Dupla, Tênis e Xadrez.

Há dez anos foi realizado o JIC`s em Picos. Para a diretora do IMH, Irmã Ana Tereza, sediar a décima nona edição no IMH pertencente a rede de Educação Cordimariana, formada por sete escolas distribuídas em diversas parte do país é orgulho imenso. São realizados anualmente os jogos em uma escola da rede.

Publicidade

“Há dez que aconteceu aqui em Picos e este ano fomos contemplados. Com essa já é a terceira edição em Picos […] é uma alegria imensa reunir a família e celebrar aqui na cidade a décima nona edição, com muito carinho, alegria e com esperança que a juventude possa aproveitar o máximo de convivência, de celebração e encontros, solidificando a amizade e a irmandade porque nós somos uma família”, disse.

“Através do esporte queremos que aconteça essa socialização . É um momento ímpar onde realiza-se cada edição com muita festa e alegria. Quero agradecer a todos os colaboradores que de forma direta e indireta estão contribuindo para que este evento aconteça. Picos está de parabéns pela acolhida, pela fraternidade, pela partilha e pela participação”, agradeceu declarando satisfação e alegria.

Funcionário do IMH, há seis anos, o analista de sistemas, Adriano Barros Silva, destacou a importância da realização dos jogos na cidade de Picos.

“O JIC´s é um momento muito interessante para a escola, onde há interação dos atletas das escolas participantes. É uma alegria muito grande para gente em ser realizado aqui em Picos e há um integração juntamente com o corpo dirigente e os alunos de outras instituições da Rede de Educação Cordimariana. Isso tudo no deixa muito feliz porque é um sentimento de família que temos na escola e são momento que podemo perceber que família não se restringe apenas na escola e sim na congregação inteira. É muito importante para a escola, funcionários, professores, alunos e para a comunidade em geral, poder receber os atletas e promover espaços de interação”, destacou o analista de sistemas.

Irmã Sandra Regina, dirigente do Colégio Virgem Poderosa, da cidade de Acaraú, no Estado do Ceará, falou da expectativa de participação.

Publicidade

“A expectativa é grande. Os atleta estão em grande concentração. Picos está de braços abertos. Os JIC´s reúne cerca de 700 jovens das escolas da Rede Cordimariana de Educação e se revigora porque esse evento comemora os 60 anos da congregação cordimariana e é um evento muito significativo onde culminamos com os objetivos de celebrar, festejar e unirmos com os jovens […] a chama cordimaria do esporte não se apaga. Continua fervorosa  e através do esporte estamos formando com o coração para a vida inteira”, disse Sandra Regina.

A coordenadora geral do JIC´s, Larissa Borges, lotada no IMH de Picos, falou sobre a preparação dos alunos.

“Essas competições acontecem anualmente. Após isso é feito um preparo nas escolas incentivando a formação integral do aluno. Em seguida escolhemos aquele que tem o maior desempenho para formar parte do time JIC´s”, explicou

A irmã Desterro Rocha, externou sentimento de gratidão e felicidade com a realização da 19ª edição em Picos, no uso da palavra saudando os visitantes

“É com grande afeto nós saudamos na pessoa da Irmã Ana Tereza, todas as nossas querida irmã cordimarianas presentes neste evento. Saudamos as autoridades civis e ao povo de Picos, aos pais presentes e à todas as delegações e todos os jovens neste momento […] é uma alegria contagiante do encontro e reecontro que fala por si só. Picos está com as portas abertas e os corações afetuosos com o calor de um terra amada e querida”, proferiu.

Publicidade

Alunos do Colégio Virgem Poderosa, do Ceará, Fernando Freitas, desportista competidor da modalidade esportiva Handbol, pela terceira vez falou da expectativa em vir para Picos.

“Minha expectativa é muito boa. Cada treino temos nos esforçado mais com muita dedicação para darmos o melhor e conseguirmos sair vitoriosos”, revelou.

Alunos  e desportista, Gabriel Vinicius, estudante do Colégio Nossa Senhora das Dores, da cidade de Bezerros, no Pernambuco, atleta de Handbol Masculino Juvenil,  declarou que é a primeira vez que vem até  Picos participar dos jogos.

“Essa é a quarta vez que participo do JIC´s e em Picos a primeira vez. Essa foi a recepção mais acolhedora que tive. O povo é muito animado e os atletas estão interagindo entre si, como nunca eu tinha visto. A competitividade existe, mas a união entre os atletas é o que chama mais a atenção e é isso que prevalece no final”, ressaltou destacando o calor da receptividade pelos picoenses.

Aproximadamente 45 jogadores de Xadrez estarão disputando os melhores resultados. Sendo que cada escola tem em média de 5 a 6 competidores. Na modalidade, Leyan Silva, jogador de Xadrez, picoense, aluno do Instituto Monsenhor Hipólito em Picos, que vai participar da competição pela segunda vez, destacou que a preparação psicológica é repleta de energias positivas.

Publicidade

“É uma preparação alegre e amorosa. São sete escolas que estão em uma competição saudável e sagaz, mas que não deixa a fraternidade escapar, tendo sempre em vista o amor cordimariano porque é o que prevalece entre outras pessoas […] estou aqui para competir de novo e com fé em Deus conquistar algum prêmio”, disse o aluno do Instituto Monsenhor Hipólito.

As competições esportivas terão início nesta manhã de quinta-feira (27), às 8h e prosseguem durante todo dia com horário previsto para as 22h, encerrando o segundo dia. No dia 28, sexta-feira, das 08h às 18h, haverá também mais jogos e das 19h30 até as 22h, a confraternização exclusiva para os atletas

No dia 29 (sábado), será celebração eucarística às 07h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios que será presidida pelo bispo Dom Plínio José. Em seguida as 09h, serão retomadas as competições esportivas e se estenderão até a noite por volta das 22h.

No domingo, dia 30, das 08h às 18h, haverá mais jogos e, em seguida, às 19h, será o encerramento da 19ª edição dos Jogos Intercolegiais Cordimarianos.

-Veja mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS