Connect with us

DESTAQUES

Picos registrou 537 milímetros de chuva neste ano

Publicado

em

Segundo o chefe do Instituto de Meteorologia de Picos, Eugênio Lopes, o período chuvoso de 2018 ficou em 537 milímetros, tanto na cidade quanto na região, descontando-se as variações locais. Com isso, o inverno deste ano foi o melhor desde 2011, ficando dentro da média para a época que é de 600 milímetros.

A quantidade de chuva foi o suficiente para evitar a seca por completo de açudes e barragens da região, como é o caso de Bocaina, mas não o bastante para as cheias da década passada.

Contudo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos, Ricardo Raimundo de Araújo, informou que a safra desse ano de milho e feijão será satisfatória e pela primeira vez os agricultores não ficarão dependentes do Garantia Safra, benefício que só pode ser pago caso haja perda de mais de 50% da lavoura, o que não se verificou.

Ainda sobre o tempo, Eugênio Lopes informou que é comum, que a partir de maio as madrugadas começam a ficar mais frias. Característica típica do sertão piauiense que se estende até o julho. Em 2017 uma frente fria provocou o prolongamento das temperaturas mais amenas até o mês de setembro, ficando a expectativa que o mesmo se repita neste ano.

O Instituto Nacional de Meteorologia ainda não tem previsões para o inverno chuvoso de 2019, as quais poderão ser adiantadas apenas a partir do segundo semestre. Nos últimos dias a temperatura máxima tem chegado a máxima de 34°, sempre no final da tarde, e mínima de 22° nas madrugadas.

Publicidade

Fonte: Folha Atual | Foto: reprodução

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS