Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Semam encerra Semana do Meio Ambiente com palestras e premiação de Concursos

Publicado

em

Encerrou-se nesta quarta-feira (05) a Semana de Meio Ambiente, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente. O evento iniciou no último do mingo (02), com um passeio ciclístico, e retornou ontem (04), com a realização de palestras.

Hoje pela manhã houve uma mesa redonda com professores da UFPI e Uespi, sobre a produção de mel na região e, em seguida, uma palestra com a professora Milena Vaz, sobre agricultura urbana.

O prefeito de Picos, Walmir Lima, disse estar surpreso com a participação dos estudantes na Semana do Meio Ambiente. Para ele, isso traz esperança, pois vê nos jovens o comprometimento para cuidado com o meio em que vivem e geração de consequências positivas para o futuro.

“O que me surpreendeu e me deixou bastante alegre foi a participação dos alunos do ensino médio e fundamental, assim como os acadêmicos. Fiquei feliz da participação, do empenho e das discussões iniciadas por eles. Já me deixou esperançoso para um futuro diferente, para um futuro melhor. Porque quando as pessoas participam e se comprometem, há resultado. Por isso eu saio desse encontro, que foi muito importante, para puxar a sociedade para essa reflexão para se responsabilizar pelo meio ambiente no qual vive. Caso contrário, nosso futuro estará comprometido. Já saio com uma visão diferente, pois vi adolescentes refletindo, demonstrando preocupação e interesse com o meio ambiente, dando sugestões de projetos de como trabalhar a sustentabilidade, do zelo com o solo e isso já nos dá esperança e acredito que vamos formar boas parcerias”, enfatizou o prefeito.

Padre Walmir Lima falou ainda sobre a expedição de licenças ambientais irregulares que aconteceram em gestões anteriores. Ele ressaltou que o momento é de atenção e responsabilidade para que isso não se repita.

Publicidade

“A gente não pode exigir da sociedade enquanto nossos órgãos competentes das expedições de licenças não sejam comprometidos e seguros com o que estão fazendo. É claro que Maria Santana está à frente desta pasta e ela lamenta porque nós temos um histórico de licenças que foram dadas e que trouxeram prejuízos para o meio ambiente, sem mencionar as consequências para moradores de alguns bairros. Nós temos estado atentos a isso. Maria Santana tem se mostrado bastante responsável em abrir um diálogo com a população”, declarou.

A secretária de Meio Ambiente, Maria Santana, disse ter suas expectativas superadas e que o evento abriu caminhos para novas parcerias com as instituições educacionais da cidade.

“Superou nossas expectativas em todos os sentidos. Tanto na quantidade de participantes quanto nos concursos de fotografia e de reportagem, assim como de público. As discussões também foram um ponto forte no evento. Foi possível ver que as pessoas não vieram apenas para sentar e ouvir, mas debater ideias. Vamos sair daqui cheios de projetos a serem divididos com as universidades Estadual e Federal, com o IFPI e com as escolas de ensino fundamental e médio”, afirmou.

Ela completou ainda ressaltando estar grata a todo o apoio que recebeu para a realização do evento. “Meu sentimento é de gratidão. Aos professores que trouxeram seus alunos, ao prefeito por ter nos concedido a oportunidade de realizarmos o evento, ao pessoal do CIAC que nos concedeu todo o apoio, e ao Piauí Shopping, que nos concedeu transporte para os participantes, ao espaço e logística”.

Para os concursos, cada categoria contou com as premiações de 1º e 2º lugares. Veja a seguir os premiados:

Publicidade

Reportagem especial
1º lugar: Jaqueline de S. Figueredo C. Rajner, com “Limpeza pública: uma questão de conscientização
2º lugar: Isael Pereira, com “Cidade limpa, consciência tranquila: Um dever de todos para preservar o meio ambiente e a saúde humana”

Eco-fotografia
1º lugar: Guilherme Santos
2º lugar: João Régis Santos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS