Connect with us

DESTAQUES

PICOS | Semam traz ambientalista da Bahia para abertura da Semana do Meio Ambiente

Publicado

em

Iniciou, na manhã desta terça-feira (04), a segunda parte da Semana do Meio Ambiente, com palestra proferida pelo ambientalista da cidade de Petrolina-PE, Victor Flores. Ele debateu acerca da parceria entre meio ambiente e sustentabilidade.

O ambientalista e Diretor de Projetos Ambientais de Petrolina-PE, Victor Flores, esclarece que o problema da falta de investimento e preocupação com o meio ambiente é geral. Mas ele ressalta que é importante que haja mudança nesse sentido.

“Os problemas ambientais urbanos são recorrentes em todo o mundo. Acho que a maior questão ambiental é conciliar o desenvolvimento da cidade, o empreendedorismo, com a harmonia com a natureza. A gente vê coisas péssimas com o desenvolvimento que não é sustentável. Pelo o que conheço de Picos, ela está desenvolvendo uma ação muito importante que é o investimento na coleta seletiva, buscando parcerias para poder desenvolver um trabalho na questão ambiental. É importante desenvolver essa parceria com universidades e institutos federais para que possa, através da educação, transformar. Não existe mudança, projeto ambiental, onde a prefeitura anda sozinha. É uma sementinha que está sendo plantada para que possa, cada vez mais, ser sustentável”, declarou ele.

A secretária de Meio Ambiente, Maria Santana, disse estar feliz com o as discussões que foram feitas na primeira palestra do evento, as quais se fizeram úteis no tocante de abrir a mente para novas ideias para a cidade.

“Essa primeira palestra foi muito envolvente. Tivemos uma troca de experiência positiva e que superou nossas expectativas. Um dos pontos que vamos inserir são as campanhas de incentivo. A primeira é a “Plante uma árvore”. Outra é mais rebuscada, ou seja, a criação de um plano de arborização da cidade. Vamos retornar esse contato com o Victor Flores que já possui experiência nessa área em Petrolina e buscar elaborar esse projeto para a cidade”, disse ela.

Publicidade

O prefeito municipal de Picos Pe. Walmir Lima, esteve presente no evento e reafirmou que o município tem trabalhado, mesmo encontrando resistência, no intuito de conscientizar as pessoas sobre o cuidado com o meio ambiente.

“A gente tem trabalhado e procurado inserir nas pessoas a conscientização quanto ao zelo com o meio ambiente. Temos encontrado um pouco de resistência, mas já avançamos em alguns pontos. Contudo, nós vamos dar continuidade, enfatizando, sobretudo, na conscientização da educação ambiental, utilizando de palestras nas escolas. E vamos iniciar na base, nas escolas públicas, quem sabe aí, nós começando com as crianças, se possa tingir a população como um todo”, pontuou.

Sabe-se que para que a mudança ocorra com eficácia, é necessário que as mudanças iniciem de indivíduo a indivíduo. Neste contexto, o senhor Francisco José da Luz, conhecido por Chico Bombeiro, tem espalhado por diversos pontos da cidade mudas de árvores, a fim de conscientizar as pessoas a fazerem o mesmo e, no fim, todos saírem ganhando. Ao final da palestra, ele, juntamente com todos os presentes, plantaram uma muda da árvore “mastro” na entrada do Piauí Shopping.

“Já tem algum tem que fazemos esse trabalho não apenas em Picos, mas também em cidades fora, como, recentemente, fizemos em São Raimundo Nonato. Fazemos também a parte social, com a distribuição dessas mudas a estudantes, a fim de que eles plantem na escola e criem um vínculo com a escola e com o meio ambiente, além de incentivarem outras pessoas a fazerem o mesmo. Por conta desse mês, que é o mês do Meio Ambiente, estamos plantando algumas árvores “mastro” em diversos pontos, como um marco, e iniciaremos aqui no shopping o plantio da primeira”, disse ele.

Participaram do evento alguns dos secretários municipais, vereadores e alunos do IFPI, Uespi e UFPI.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS