Connect with us

DESTAQUES

Polícia Rodoviária realiza operação “Anjo da Guarda” no Piauí

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal iniciou, nesta quinta-feira (11), uma ação alusiva ao dia das crianças. A ação consiste na Operação “Anjo da Guarda” iniciada na manhã de ontem, no Posto 1 da BR 343 em Teresina.

O objetivo é orientar os pais ou responsáveis sobre as exigências da Lei em relação à documentação, como certidões e declarações necessárias para que seja realizado o deslocamento fora do seu domicílio. Na ocasião serão verificadas e orientadas as formas adequadas de transportar as crianças no sistema e retração (cadeirinhas).

“É importante fazermos essa orientação aos pais ou responsáveis. Assim, orientaremos a todos que nenhuma criança pode viajar para fora da cidade onde reside desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial, salvo se o destino for a cidade de residência da criança ou outra do mesmo Estado, ou ainda se a criança estiver acompanhada de parente ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco ou de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável”, afirma Welendal Tenório, superintendente da PRF no Piauí.

A ação que tem apoio do Ministério Público, a Defensoria Pública do Estado e o Conselho Tutelar ocorre também nas Delegacias (01,02,03,04 e 05), localizadas municípios de Teresina, Piripiri, Floriano, Picos e Parnaíba, a operação “Anjo da Guarda” que tem ainda por objetivo alertar os pais e responsáveis quanto ao desaparecimento de crianças e as adoções ilegais.

Durante a abordagem as famílias com problemas em documentos de crianças estão sendo encaminhadas ao MPE, DPE e Conselho Tutelar para as orientações necessárias quanto à regularização.

Publicidade

Fonte: Portal AZ

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS