Connect with us

DESTAQUES

Prefeito e Secretário de Saúde entregam aparelhos de locomoção em Picos

Publicado

em

Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (24), a entrega de aparelhos de locomoção, pela Secretaria Municipal de Saúde. Cinquenta e três objetos foram destinados a pessoas atendidas pelo Núcleo de Atendimento à Saúde da Família – Nasf – durante o mês de abril.

Anteriormente, a Secretaria de Saúde já disponibilizava os aparelhos de locomoção e calçados ortopédicos, contudo, de forma aleatória, conforme fossem aparecendo as pessoas com necessidade, eram entregues. Mudou-se, então, a forma de aquisição dos equipamentos. É preciso que a pessoa necessitada entre em contato com a equipe do Nasf e seja cadastrada.

Como havia um bom número de pessoas que precisavam dos aparelhos de locomoção, a coordenadora do Nasf, Tereza Wenzel, entrou em contato direto com o diretor do Centro Integrado de Reabilitação – CEIR, e com a deputada Rejane Dias, idealizadora do programa.

Segundo Tereza Wenzel, ambos foram atentos à necessidade dos picoenses e enviaram de imediato os aparatos. Com isso, a coordenadora viu a necessidade de realizar uma entrega coletiva dos aparelhos de locomoção.

“A agente comunitária de saúde faz o atendimento domiciliar. A pessoa deve fazer o requerimento do fisioterapeuta e assistente social do Nasf e estes vão à residência do paciente para tirarem as medidas e preencherem os formulários de solicitação. Nós, enquanto secretarias, encaminhamos estas demandas para o CEIR em Teresina. Trouxemos cadeiras de rodas e de banho, andadores fixos, bengalas, bengalas de quatro pontas e calçados ortopédicos. O CEIR vai liberando conforme a demanda. Quando recebemos esses 53 objetos, nós pensamos em organizar um evento e mostrar à cidade de Picos que existe um Núcleo de Assistência ampliada à saúde da família no município de Picos”, disse ela.

Publicidade

Além de toda a equipe do Nasf, estiveram presentes o prefeito municipal de Picos, Pe. Walmir Lima; o secretário de Saúde, Júnior Santos; além dos vereadores Valdívia e Renato.

O secretário de Saúde, Júnior Santos, disse que essa ação é fruto do esforço dos profissionais de saúde que se sentem estimulados por estarem sendo valorizados, especialmente com o pagamento em dia.

“É uma coisa maravilhosa o que a nossa equipe está fazendo para a população. Uma ação dessa não há dinheiro que pague. E nós temos que valorizar os profissionais de saúde que trabalham na secretaria. Hoje, todas as equipes da secretaria de saúde estão estimuladas em trabalhar porque têm recebido seus salários em dia. E isso é um estímulo realizado pela secretaria, pelo nosso prefeito. Quem quer trabalhar, nós valorizamos. Estamos pagando as folhas em dia. Amanhã mesmo estaremos pagando o mês de abril. Então, nós podemos cobrar e nossos funcionários estão felizes em trabalhar”, disse ele.

O prefeito municipal, Walmir Lima, parabenizou ao secretário e toda a sua equipe pelo trabalho que vêm desempenhando na cidade, especialmente por proporcionarem aos munícipes meios para melhorarem a qualidade de vida.

“Quero parabenizar o secretário de saúde, Dr. Júnior, e a equipe do Nasf que vem fazendo um brilhante trabalho. Esse é um dos momentos entre vários que já vêm sendo feitos de entrega de material. Como a coordenadora conseguiu vários equipamentos de uma vez só, achou por bem fazer a entrega de uma vez só. E isso nos deixa feliz por proporcionar a inclusão social, dando possibilidade a essas pessoas de se locomoverem melhor e, com certeza aumenta a autoestima e a qualidade de vida”, disse o prefeito.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS