Connect with us

DESTAQUES

Prefeito Valdinar acompanha o início de duas importantes obras em Padre Marcos

Publicado

em

A chegada do sétimo mês da gestão do prefeito José Valdinar da Silva, no município de Padre Marcos, foi marcada pelo início de duas importantes obras na zona rural do município – a construção de uma Unidade Básica de Saúde e de 70 cisternas – que irão promover melhorias significativas na qualidade de vida da população.

O gestor municipal, ao lado do vereador Irmão Adão, acompanhou de perto os trabalhos na região do povoado Riacho do Padre, onde recursos de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Saúde, no valor de 408 mil reais, estão sendo investidos na construção de uma Unidade Básica de Saúde.

O objetivo, segundo o Valdinar, é oferecer uma estrutura adequada para que os profissionais de saúde do município possam desenvolver seu trabalho de maneira eficiente e de qualidade. O povoado Riacho possui um pequeno posto de saúde, com quatro salas, cuja estrutura está em precárias condições. “Até mesmo uma reforma era insuficiente, pois essa região é populosa e necessita de melhores condições de atendimento”, disse. Além do povoado Riacho do Padre, a UBS vai beneficiar as famílias residentes nas localidades de Munduri, Barreiro Velho, Perigo, Caraíbas e Malhadinha. “Ao todo, são cerca de 800 famílias beneficiadas”, disse o prefeito.

O prefeito anunciou que está assegurando recursos, no valor de 50 mil reais, para aquisição de equipamentos para a Unidade Básica de Saúde. Segundo informou o prefeito, é projeto cadastrar uma nova equipe no PMAC, aumentando assim os recursos para a Saúde, e ampliar o atendimento médico na semana.

Outra obra recém iniciada no município é a construção de mais 70 cisternas de placas, com capacidade de acumular 16 mil litros de água, cada, distribuídas em diversas comunidades rurais. Na obra, segundo informou Valdinar, serão investidos cerca de 700 mil reais, recursos oriundos de convênio entre o município e a Funasa.

Publicidade

Para o prefeito, essa é outra obra de grande importância, diante dos efeitos da prolongada estiagem registrada na região do semiárido, onde está situado o município de Padre Marcos. O objetivo é garantir que mais famílias castigadas pela seca possam ter acesso a água potável distribuída pelos carros pipas.

Segundo informou Valdinar, o município tem 41 poços tubulares em funcionamento em diversas comunidades, no entanto, a água não é de boa qualidade, utilizada apenas para o consumo animal e outros afazeres domésticos. “Toda a água destinada ao consumo humano no município é distribuída por carros pipa. São 24 caminhões, 13 pela Defesa Civil do Estado, e 11 pelo Exército Brasileiro”, disse. Com a construção das novas, mais 70 famílias poderão ser cadastradas na operação pipa e para receber água potável.

Segundo dados revelados pelo prefeito, ao término dessa etapa, o município ainda terá uma carência de 70 cisternas. “Estamos conseguindo outro projeto para contemplar essas outras 70 famílias, fechado 100% do município”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS