Connect with us

Alegrete do Piauí

Prefeitos criam Associação dos Municípios do Vale do Rio Itaim em busca do fortalecimento regional

Publicado

em

Prefeitos dos municípios situados no Território Vale do Rio Itaim participaram de uma reunião na noite desta quarta-feira, 14, na cidade de Caridade do Piauí, para criar uma nova entidade municipalista no Estado. O objetivo, segundo os gestores municipais, é unir forças para enfrentar os principais problemas que afligem os municípios em meio à crise política e econômica. Eles apostam na organização para a implementação dos serviços públicos, busca por recursos nos governos estadual e federal, e o fortalecimento das relações políticas.

A entidade foi denominada de Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI) e será composta pelos 16 municípios do Território, Caridade do Piauí, Massapê do Piauí, Simões, Patos do Piauí, Paulistana, Jacobina do Piauí, Queimada Nova do Piauí, Marcolândia, Caldeirão Grande do Piauí, Jaicós, Belém do Piauí, Francisco Macedo, Curral Novo do Piauí, Betânia do Piauí, Acauã, Padre Marcos, e outros dois que manifestaram interesse em também compor a entidade, Alegrete do Piauí e Vila Nova do Piauí.

A reunião foi conduzida pelo prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, idealizador da nova entidade. Na ocasião, os prefeitos e outros representantes dos municípios debateram sobre a criação da Associação, seus objetivos e sobre as pautas municipalistas, como a formação de um consórcio que resultará em maior economia para os respectivos municípios na aquisição de produtos ou serviços.

Ao final, foram escolhidos os nomes que irão compor a diretoria da entidade pelos próximos dois anos. A AMVI será presidida pelo prefeito Toninho, do município de Caridade, que terá como vice-presidente o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Edmundo de Brito.

Toninho e Edilson Brito são aclamados presidente e vice da AMVI

Em entrevista, Toninho falou da satisfação de ter seu nome aclamado pelos demais prefeitos para presidir a nova Associação. “Registro o meu agradecimento aos colegas prefeitos pela confiança em meu nome para presidir a Associação dos municípios da nossa região. É um grande desafio, mas um desafio necessário que assumo com responsabilidade. A união tornou-se necessária diante do cenário político e econômico atual. Nós precisamos nos organizar para buscar recursos, pleitear investimentos, ter uma voz mais representativa juntos aos governos e outros segmentos”, disse. Ele frisou que a situação dos 18 municípios é basicamente a mesma: a falta de recursos e o aumento nas responsabilidades atribuídas aos municípios.

Publicidade

Sobre o funcionamento da AMVI, o presidente eleito informou que a mesma terá sede em Caridade. “A sede será apenas para questões legais, mas as assembleias serão itinerantes em todos os municípios. Cada mês nós vamos nos reunir em uma cidade para debatermos os nossos problemas e as soluções”, disse. Toninho antecipou algumas pautas emergenciais, como a questão do abastecimento de água das cidades nos municípios.  “Através de consórcio, nós vamos buscar baratear esses custos. Por exemplo, a gente sabe que é impossível um município só comprar uma perfuratriz, mas estando unidos isso se torna possível. Também o consórcio de saúde, que é um serviço essencial e caro para os municípios. Tudo isso será trabalhado pela nossa Associação”, disse.

Eleito vice-presidente, o prefeito de Vila Nova do Piauí, Edilson Brito, destacou a importância de criação da Associação Vale do Itaim. “Mais um importante passo em prol dos municípios foi dado hoje a noite com a criação dessa nova Associação. Tive meu nome escolhido pelos colegas prefeitos para ocupar o cargo de vice-presidente e vamos junto com o colega Toninho buscar o fortalecimento da nossa região para que possamos ter mais oportunidade junto a APPM e ao Governo do Estado. Juntos, esse grupo de 18 prefeitos terá mais força para reivindicar melhorias para nossos municípios”, disse. Edilson apontou o consórcio entre os municípios como uma estratégia importante para buscar a redução de custos nos serviços que hoje são prestados aos municípios. “Estamos vivendo uma crise que assola nosso país e que chegou aos nossos municípios, e nós precisamos buscar saídas para baratear os serviços e produtos, e acabar com essa cultura de que tudo para o município é mais caro”, pontuou.

Após a reunião de fundação da Associação, o prefeito Toninho e a primeira dama Tatiana Danuse ofereceram um jantar para os presentes. Participaram da reunião o deputado estadual Georgiano Neto, os prefeitos Chico Carvalho (Massapê), Zé Ulisses (Simões), Ademar Carvalho (Belém), Gederlânio Rodrigues (Jacobina), Fábio Macedo (Betânia), Raimundo Júlio (Queimada Nova), Edilson Brito (Vila Nova), Nonato Alencar (Francisco Macedo), Ogilvan Oliveira (Jaicós), Gilberto Melo (Paulistana), JoãoVianney (Caldeirão Grande) e Reginaldo Oliveira (Acauã), dentre outros.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS