Connect with us

Belém do Piauí

Prefeitos de Belém e Padre Marcos se unem para realizar limpeza da barragem de Caboclo

Publicado

em

Restaurar a capacidade hídrica do açude público Riacho do Padre, situado no povoado Caboclo, na divisa entre os municípios de Belém do Piauí e Padre Marcos. Esse é o objetivo de uma força tarefa que está sendo realizada pelas Prefeituras dos dois municípios.

Quando construída, na década de 80, através do Programa de Aproveitamento dos Recursos Hídricos do Nordeste, a represa tinha uma capacidade de acúmulo de 2,2 milhões de metros cúbicos de água. Com o passar dos tempos, essa capacidade foi se reduzindo, e diante dos consecutivos anos de estiagem na região semiárida do Piauí, a represa secou pela primeira vez, 34 anos depois de inaugurada.

O trabalho teve início na segunda-feira, 16. Operadores, duas caçambas e duas pás carregadeiras trabalham no desassoreamento da represa. Dezenas de carradas de terra já foram retiradas do açude.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:
– Barragem de Caboclo seca pela primeira vez 35 anos depois de construída
– Vídeo mostra açude totalmente seco

Os gestores dos dois municípios têm acompanhado o trabalho de perto. Segundo eles, a limpeza do açude é uma solicitação da população. José Valdinar, prefeito de Padre Marcos, disse ter fé que Deus vai abençoar a região com muita chuva. “Deus pode tudo. Logo, logo nós vamos ver essa barragem cheia. As chuvas nos últimos anos foram poucas e infelizmente ela [a barragem] secou. A gente está aproveitando para limpar, pois cada carrada de terra que sai, é mais uma de água que vai ficar quando encher”, pontuou.

Publicidade

O prefeito de Belém do Piauí, Ademar Carvalho, salientou a importância da barragem e a necessidade de cuidar. “Foi a barragem do Caboclo que abasteceu as cidades de Belém e Padre Marcos por muitos anos, e vai voltar a abastecer, com fé em Deus. Por isso a gente já está realizando a limpeza e retirando a terra para acumular mais água”, disse.

O vereador Bernardino Carvalho, presidente da Câmara Municipal de Belém do Piauí, também esteve acompanhando os trabalhos. O parlamentar elogiou a iniciativa das Prefeituras e salientou que essa é uma reivindicação do Legislativo Municipal. “Nós apresentamos, na sessão do 25 de agosto, dois Requerimentos conjuntos solicitando do Governo do Estado do Piauí e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o DNOCS, o desassoreamento do açude público Riacho do Padre. Após aprovação, eu e o vereador Cicisso fomos a Teresina e levamos pessoalmente os Requerimentos”, disse.

Atualmente, as duas cidades são abastecidas pela barragem de Estreito, situada na divisa de Padre Marcos com Francisco Macedo. No entanto, a água distribuída pela Agespisa é de má qualidade, possui mau cheiro, e tem sido alvo de muitas reclamações por parte dos consumidores. A população torce pela recuperação do manancial do Caboclo, para que as duas cidades voltem a ser abastecida pela represa.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS