Connect with us

DESTAQUES

Prefeitos demitem mais de mil servidores e dizem não ter recursos para 13º no PI

Publicado

em

Por conta da crise, oito prefeituras do Piauí já demitiram mais de mil servidores e os gestores já afirmam que não possuem dinheiro para pagar o 13º salários daqueles que continuam empregados. Em José de Freitas, os gastos com pessoal já ultrapassaram o limite estabelecido por lei, ou seja, a prefeitura passou a gastar mais da metade de arrecadação com pagamento de pessoal.

Sem alternativa, a prefeitura decidiu demitir 150 pessoas que exerciam cargos comissionados.”Eu vejo muitos que tinham um emprego e agora foram jogados fora. Eu acho uma tristeza”, afirmou o vigia Agostinho Rodrigues.

Pelos calculos da Associação Piauiense dos Municípios (APPM) já são mais de mil demissões no interior e a expectativa é que este número cresça ainda mais nos próximos dias. Ainda de acordo com a APPM, mais de metade dos 224 municípios piauienses está com dificuldades para pagar o 13º salário.

“É a maior crise de todos os tempos. Estamos sentindo isso, com obras paradas e há uma tendência dos municípios adotarem medidas duras para fechar os caixas”, revelou Jonas Moura, vice-presidente da APPM e prefeito de Água Branca.

O Tribunal de Contas (TCE) faz uma alerta para os prefeitos sobre o pagamento do 13 salário. “Essa é uma obrigação para os gestores e no momento que o pagamento não é efetuado este prefeito está cometendo uma falha grande perante o tribunal”, pontuou Kleber Eulálio, conselheiro do TCE-PI .

Publicidade
8 prefeituras do PI demitiram mais de mil servidores e alegam ainda não ter como pagar 13º

8 prefeituras do PI demitiram mais de mil servidores e alegam ainda não ter como pagar 13º

Serviços públicos estão suspeitos em José de Freitas

Na cidade de José de Freitas todos os investimentos com recursos próprios foram suspensos, como por exemplo, obras e serviços. A prefeitura diz que a prioridade é manter investimentos na saúde e educação.

“Em José de Freitas, assim como em todos os municípios do Brasil vem caindo a receita, pois o FPM reduziu bastante em nossa cidade. Nos últimos meses foi terrível para nosso município porque temos que honrar com folha de pagamento”, afirmou Rummenigge Rocha, secretario municipal de Governo.

O reflexo destes cortes é a diminuição das vendas no comércio da cidade .”A partir do momento que governo começa a demitir o trabalhador, o comércio pede com isso”, lamentou o comerciante Flores Neto. Além da prefeitura de José de Freitas demitir os servidores, outras seis também já cortaram os gastos com pessoal. São elas: Picos, Esperantina, Bocaina, João Costa, Bela Vista do Piauí e Paquetá.

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS