Connect with us

Belém do Piauí

Prefeitura constrói escola, leva energia e água e transforma a vida de famílias no interior de Belém do Piauí

Publicado

em

Investimentos feitos pela Prefeitura Municipal de Belém do Piauí na comunidade Russim, situada a 15 km da cidade, uma das mais carentes do município, transformou e promoveu melhorias significativas na qualidade de vida de dezenas de famílias carentes. Hoje, as casas têm energia elétrica, água e a comunidade ainda ganhou uma escola. Segundo o prefeito do município, Ademar Carvalho – PMDB, a comunidade vive uma realidade bem diferente de anos atrás.

Ademar informou que R$ 1,5 milhões estão sendo investidos em abastecimento de água. Os recursos são oriundos de uma parceria entre a Prefeitura e a Funasa. Ao todo, 15 poços serão perfurados em diversas comunidades rurais do município. Sete já foram perfurados e estão sendo equipados.

Russim foi uma das contempladas com a obra. O poço perfurado obteve uma vazão de 5 mil litros por hora, o suficiente para abastecer as 15 famílias. A água é captada do poço através de um sistema automatizado, armazenada em um reservatório e distribuída através de um sistema adutor para todas as residências.

A obra trouxe tranquilidade aos moradores de Russim, que até então eram abastecidos por carros pipa. A aposentada Maria Josefa da Silva, de 61 anos, que sempre residiu na comunidade, vive uma transformação ainda maior. Ela relatou que caminhada longas distâncias, até para outros municípios, para encontrar água.

“Antigamente a gente tinha que caminhar muito pra pegar água com uma lata na cabeça. Era sofrido demais. Depois melhorou com as cisternas e os carros pipas. Mas bom mesmo tá é agora, que chegou água encanada na porta de casa de nós. Pra mim que já estou velha, é uma coisa boa. Fico mais sossegada”, disse.

Publicidade

As chuvas no município de Belém do Piauí foram poucas, insuficiente para acumular água em um pequeno barreiro na comunidade. A dona de casa Francisca Rosa da Silva disse que estava preocupada como ia ser, pois segundo ela, a água distribuída pelos caminhões pipas não é o suficiente para todo o uso da casa. “Eu já ‘tava’ imaginando como era que nós ia passar, porque não tem água, o barreiro tá seco e a água da cisterna não dava pra fazer tudo, beber, banhar e lavar. Mas agora tá bom. Tem uma torneira no terreiro de casa. Nós ‘tem’ muito que agradecer a Ademar. Ele pra nós, ave Maria, é bom demais”, disse.

Outra obra que impactou na melhoria da qualidade de vida dos moradores de Russim foi a ampliação da rede de energia elétrica. A obra foi realizada com recursos do próprio município e levou energia elétrica aos lares de cinco famílias, que viviam na escuridão.

A energia elétrica faz diferença na vida do campo, tanto de dia, quanto à noite. No entanto, segundo explicou Ademar, apenas uma parte dos moradores da comunidade tinham energia nas casas. Outra parcela, apenas avistava as luzes nas residências dos vizinhos. “Nós fizemos um projeto e investimos recursos próprios para ampliar a rede e levar energia para mais cinco casas. Foi uma alegria muito grande para eles. Energia não é luxo, é necessidade para se viver bem. E é diferente de água, eles não tem como ir buscar e trazer para sua casas. Então nós trabalhamos e realizamos esse sonho”, disse.

Outra moradora que já desfruta dos benefícios da energia elétrica é Rosa Josefa da Silva. “Aqui melhorou muitas coisas. Agora tem água encanada, tem luz e eu vou assistir televisão em minha casa mesmo. Eu já tô com minhas pernas cansadas de caminhar pra assistir televisão, carregar água gelada das casas dos outros”, disse. A dona de casa já comprou a televisão, que foi instada no centro da sala, onde vai reunir a família e os vizinhos. “Eu hoje vou assistir o jornal e a novela na sala de minha casa. E a geladeira eu ainda não comprei, mas com fé em Deus eu vou comprar e ter água gelada e um lugar pra guardar a carne”.

O casal João Felipe de Sousa e Francimar Rosa da Silva comemoram a chegada de novos benefícios. Eles, que já haviam sido contemplados com a construção de casa popular e cisterna, agora tem, também, energia elétrica e abastecimento de água. A vida do casal sempre dependeu das lamparinas para romper a escuridão. “Antes a gente carregava água de longe ou esperava o carro pipa e ia assistir televisão de noite na casa de uma prima minha. Agora tem água a porta de casa e luz. Eu pedia a Deus que aqui chegasse energia, e esse dia chegou. Agradeço primeiramente a Deus e depois ao prefeito Ademar, que tá fazendo tudo por nós aqui”, disse Francimar.

Publicidade

A Prefeitura Municipal também investiu recursos próprios na construção de uma pequena escola na comunidade. Segundo o prefeito Ademar Carvalho, o objetivo é funcionar o ensino para jovens e adultos e combater o analfabetismo. “Muitas pessoas que residem na comunidade não sabem ler e nem escrever, e nós queremos mudar essa realidade”, disse, acrescentando que todo o material para equipar e fazer funcionar a escola já foi adquirido. Além disso, a escola funcionará como um espaço do poder público municipal na comunidade. “Aqui nós também queremos realizar cursos, realizar atividades sociais, oferecer os serviços de saúde e reunir a comunidade sempre que necessário”, pontuou.

Ademar disse estar feliz com o resultado dos investimentos. “A administração pública está cada dia mais difícil, mas situações como esta nos estimulam a seguir na missão, cada dia mais empenhado em trabalhar pelo nosso município. Eu fico feliz junto com eles. Conheço a realidade dessas famílias, sei das dificuldades de cada um, e hoje vejo todos satisfeitos com a chegada da energia, com a água no terreiro e a escola na porta de casa. A vida aqui vai ser bem melhor a partir de agora”, disse.

O prefeito Ademar visitou a comunidade acompanhado do vice-prefeito Francisco Reis de Carvalho Bento, o Tico – PP, Luiz de Sousa Carvalho, o Luizinho – PMDB, e o secretário de Agricultura, Luís José.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS