Connect with us

Belém do Piauí

Prefeitura de Belém do Piauí desenvolve programa de Educação Ambiental e Coleta Seletiva

Publicado

em

A geração e destinação dos resíduos sólidos têm sido uma das principais preocupações do Governo Municipal de Belém do Piauí. Nesse sentido, o município tem realizado ações diversas com foco na melhoria da saúde ambiental. Um dos destaques é o “Programa de Educação Ambiental e a Coleta Seletiva”.

A ação tem por objetivo fomentar medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente. O programa foi lançado no mês de junho, quando foram realizadas oito reuniões setoriais, envolvendo toda a zona urbana. A mobilização envolveu a sensibilização dos líderes religiosos, e durante as reuniões, foram distribuídas 150 camisas da campanha, através de sorteio.

Em números, segundo o coordenador da Secretária de Meio Ambiente, Edson Ribeiro, foram notificadas mais de 700 famílias, das quais, 456 pessoas compareceram.

Dentro do programa, os trabalhadores responsáveis pela limpeza pública passaram por capacitações. Os trabalhadores em reciclagem de Belém do Piauí foram organizados em Associação, para onde será destinado todo o material reciclável colhido através da coleta seletiva.

Trabalhadores da limpeza pública passam por capacitação

Edson Ribeiro informou que no mês de agosto, com retorno das aulas, o trabalho de educação se estenderá aos alunos e professores do Ensino Fundamental, e pretende levar o programa até a populosa comunidade de Caboclo. “A Prefeitura pretende, em um segundo momento, estender o serviço ao povoado Caboclo, por estar localizado às margens do açude”, pontuou.

Para fortalecer a política ambiental, o município elaborou e encaminhou à Câmara Municipal um Projeto de Lei que cria o benefício do IPTU Ecológico. A proposta já foi aprovada no Legislativo e concederá benefício de redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) às pessoas físicas e jurídicas, proprietários de imóveis, que adotarem as medidas que estimulem a preservação do meio ambiente.

Publicidade

A apuração da participação popular já teve início. As pessoas que realizarem as ações previstas na Lei do IPTU Ecológico receberão o “Selo Verde”, e consequentemente, terão direito ao benefício do desconto no IPTU.

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS