Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Francisco Macedo inicia construção de Barragem na localidade Cabaceira; veja fotos e vídeo

Publicado

em

As comunidades rurais de Cabaceiras, Pedra Pintada e Barragem da Volta, ganharam um importante investimento, trata-se de uma Barragem, que está sendo construída no leito do Riacho Militão, em Francisco Macedo -PI.

As obras estão em ritmo acelerado, após a conclusão, a Barragem terá capacidade de acumular 800.000m³ de água e beneficiará cerca de 100 famílias somadas as três comunidades, que terão água para o consumo animal, amenizando os efeitos da estiagem que podem resultar na morte de rebanhos inteiros, além da irrigação de pequenos cultivos no período de seca e até mesmo para o consumo humano.

O projeto de implantação da Barragem, teve início ainda na gestão do ex-prefeito e atual secretário de Agricultura Meio Ambiente e Recursos, Sebastião Alencar, e seguiu na gestão de Cristóvão, sendo conquistada através de uma emenda aquisitiva do então senador da época, Mão Santa, junto a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) através do Governo Federal.

Com os esforço do atual prefeito Nonato Alencar, que buscou junto ao deputado federal Rodrigo Martins, a obra foi autorizada para ser licitada e assim deu inicio a construção. Veja o vídeo:

No local estão sendo investidos R$ 235 mil, sendo que deste valor R$ 52 mil é de contrapartida da Prefeitura. Os serviços compreendem a limpeza do leito do rio, escavação do porão, fundação do barramento, construção do maciço, drenagem e sangradouro. Ao todo são 200 metros de extensão, uma parede de 9 metros desde a fundação, mais 5 metros para trafegar veículos e pessoas com meios fios e 20 metros de sangradouro feitos com concreto.

Publicidade

Em recente visita as obras, na manhã desta quarta-feira, 07/03, o prefeito Nonato Alencar, acompanhado do agente administrativo Erasmo Alencar, ressaltou o percurso para aquisição da obra. “No ano de 2008, o senador Mão Santa mandou a primeira emenda para a construção dessa barragem, foi aprovada e ficou à mercê do governo federal enviar a quantia. Por problemas políticos, o dinheiro foi vedado, mesmo assim o projeto ficou tramitando. E agora, mesmo diante de tanta dificuldade, com a parceria do deputado Rodrigo Martins conseguimos a liberação do recurso, logo fizemos uma licitação e tivemos a Construbem como ganhadora dando início à construção”, destaca, acrescentando sobre os benefícios que a barragem vai proporcionar ao município de Francisco Macêdo. “A água armazenada será destinada em maior quantidade para consumo animal, pois para consumo humano já existem na cidade grande número de poços, é um importante investimento” finaliza.

Sebastião, que é o responsável pela construção da barragem, através da Construbem, declarou em sua fala os objetivos da obra e anunciou a previsão para o término. “O objetivo é construir uma barragem de qualidade e que venha a beneficiar a população de Francisco Macedo, principalmente da localidade Cabaceiras. Participamos da licitação e fomos vencedores, estamos construindo essa barragem com todo carinho e afinco e acreditamos que até o mês de junho conseguiremos entregá-la e inaugurá-la, acreditando em Deus sempre e torcendo para que ainda possa ser o reservatório das chuvas deste ano”, disse o construtor.

_Veja mais fotos

 

 

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS