Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Geminiano investe na perfuração de poços para ampliar o acesso à água

Publicado

em

Facilitar o acesso à água e melhorar a qualidade de vida da população. Esses são os objetivos de uma ação que está sendo desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Geminiano, em parceria com o Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, que prevê a perfuração e equipação de quatro poços tubulares.

Segundo o prefeito Erculano Carvalho, centenas de famílias serão beneficiadas as comunidades rurais de Cacimbinha, Baixio da Cacimbinha, povoado Uberlândia e a cidade de Geminiano. “Depois de perfurados, os poços serão equipados com a instalação de reservatórios elevados com capacidade para 15 mil litros e a implantação de sistemas simplificados de distribuição de água para as residências, suprindo a necessidade das comunidades e de parte da nossa cidade”, informou.

Em Uberlândia, com o crescimento populacional, a água captada do poço existente era insuficiente para atender toda a demanda da comunidade. Com esse novo manancial de água subterrânea, será possível ampliar o abastecimento, distribuindo água de qualidade em todas as residências.

Poço tubular é perfurado na povoado Uberlândia

O prefeito, acompanhado do secretário de Saúde, José Genival, o GG, e do vereador presidente da Câmara Municipal, Chico Antão, acompanhou os serviços de perfuração na populosa comunidade de Uberlândia. Quando a comitiva chegou ao local, enquanto a máquina perfuratriz trabalhava, jorrava água do novo manancial, uma cena que proporcionou alegria aos moradores e aos visitantes. Já haviam sido perfurados 160 metros. Os primeiros vestígios de água foram encontrados no cruzamento de fendas com 70 metros de profundidade.


_Veja vídeo

Publicidade


Prefeito Erculano acompanha perfuração de poço tubular

“Pra nós é uma coisa muito boa. Tô satisfeito demais, pois agora vai ter água pra todas as casas”, disse o morador Ilário Raimundo Araújo, que reside na comunidade desde o nascimento e tem visto o desenvolvimento chegar através do Governo Municipal. “O prefeito Erculano tá trabalhando muito. Só em um ano e ele já fez muita coisa aqui na Uberlândia”, afirmou, citando, além do poço, a construção da Unidade Básica de Saúde Antão Manoel Flor, onde será oferecido pelo menos 18 serviços de saúde à população.

Vereador afirma que problema do abastecimento de água será resolvido

O vereador Chico Antão, um dos principais representantes do povoado Uberlândia, destacou a importância da obra. “A perfuração desse poço é um benefício muito grande para a comunidade. Já tinha um, mas o número de moradores está crescendo e esse novo poço vem para atender as necessidades da população. E a gente tá vendo aqui que tem muita água, graças a Deus”, disse.

GG destaca parceria com o Instituto das Águas

O secretário GG agradeceu ao ex-diretor geral do Instituto, Francisco Costa. “Não temos palavras para agradecer ao Dr. Francisco Costa por esse grande benefício. Quando ele ainda estava à frente do Instituto, nós fomos até lá e apresentamos a necessidade de poços tubulares para o município de Geminiano. Ele atendeu ao nosso pedido e autorizou a perfuração de quatro poços. Aqui está sendo perfurado o terceiro, e vamos perfurar mais um na sede do município, para reforçar o abastecimento de água e resolver os problemas dessas comunidades e da cidade de Geminiano”, disse.


Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS