Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Jacobina do Piauí capacita profissionais para prevenção ao suicídio

Publicado

em

Com o objetivo de preparar  profissionais para atuarem na prevenção do suicídio, a Prefeitura de Jacobina do Piauí realizou na tarde desta quarta-feira, 19,  uma  uma capacitação direcionada aos profissionais de saúde, educação e assistência social.

O evento foi realizado em parceria com a Rede de Atenção de Saúde Mental de Paulistana-RAPS.

 O coordenador do CRAS, Valdete Aquino, deu as boas  vindas  e falou sobre a importância do  evento. “O intuito aqui é realmente de nos capacitarmos para trabalharmos de forma eficiente  as políticas públicas à cerca dessa temática que é tão importante. Então, que possamos  aproveitar ao máximo essa oportunidade”, disse.

A psicóloga do RAPS, que também  atua no CRAS do município,  Amanda Airan,  disse que se faz necessário reforçar atividades de prevenção, salientando que a capacitação dos  profissionais visa  analisar a problemática e orientar a  desenvolver ainda mais políticas públicas preventivas.

“Este ano, no município de Jacobina, decidimos trabalhar o Setembro Amarelo  de forma diferente, qualificando a nossa  rede para que saibam  como agir diante dessas situações, de como o social, a educação e saúde vão direcionar e acolher esses pacientes. O suicídio é algo que tem crescido bastante, por isso,  é necessário ter esse olhar cuidadoso e  saber como atender essa demanda”, disse.

Publicidade

Além de qualificar os  profissionais, o evento teve por objetivo divulgar a  RAPS, que é formada por quatro Centro de Atenção Psicossocial-CAPS AD,  I,  II e CAPS Infanto Juvenil, que  dá suporte a Paulistana e mais 10 municípios pactuados, dentre os quais, Jacobina.

A capacitação foi conduzida pelo médico Dr. Rogério Xavier, que em sua palestra explanou sobre os principais fatores, quais pessoas têm risco ao suicídio, como saber identificá-las e como trabalhar diante delas.

“Essa capacitação é, principalmente, sobre a valorização da vida, uma temática de grande relevância, onde devemos dar bastante ênfase, porque a cada dia tem aumentado  a quantidade de pessoas com risco de suicídio,  um problema de saúde pública que independe  da classe, religião e cor.  Por isso,  falar é  a melhor solução e temos que trabalhar e enfrentar esse problema grave que atinge nossa sociedade. Precisamos trabalhar,  identificar e  saber a forma correta de abordar essas pessoas”, destacou o médico.

Após a palestra, aconteceu uma roda de conversa, onde os profissionais das Secretarias e do RAPS falaram sobre as principais situações existentes nos setores que abrangem cada pasta do município, bem como,  discutiram formas de melhor  trabalharem com esse público.

Também participaram  do evento os secretários municipais de Saúde, Verônica Oliveira, a Vera, de Educação, Geeldo Sousa, de Assistência Social, Rejane Sousa, de Agricultura, Chico Abreu, além dos profissionais que atuam nas referidas pastas.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS