Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Jaicós promove o II Desafio do Galo e distribui 15 mil em prêmios; veja fotos

Publicado

em

A centenária cidade de Jaicós sediou neste final de semana a segunda edição do Desafio do Galo de Mountain Bike, competição esportiva promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretarias da Juventude, Esporte, Lazer e Turismo e de Cultura, em parceria com a Naativa Produções, e válida pelo ranking nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

CLIQUE AQUI E VEJA A COBERTURA FOTOGRÁFICA!

O evento teve início na noite do sábado, 15, com a cerimônia de abertura feita pelo prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite – PSD, que deu as boas vindas aos cerca de competidores do Piauí e de outros quatro Estados – Pernambuco, Ceará, Bahia e Maranhão.

Em seguida, o empresário Daniel Freitas, da Naativa, conduziu o briefing, quando repassou todos os detalhes da prova, com destaque para os desafios do percurso e a estrutura montada, com tendas, palco, o suporte de ambulâncias e profissionais de saúde, da Polícia Militar, Guarda Municipal, além de uma grande equipe da Prefeitura Municipal que foi distribuída no local do evento e por todo o percurso, no postos de hidratação.

Após a apresentação, foi realizada a entrega dos kits para os inscritos e aconteceram os shows musicais com artistas locais.

Publicidade

A largada aconteceu na manhã de domingo, 16, na Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves. Os competidores iniciaram a prova descendo a ladeira que interliga os bairros Serranópolis e Centro, percorrendo ruas da cidade de Jaicós, passando em frente ao principal cartão postal, a histórica Igreja Matriz de Nossa Senhora das Mercês.

Depois, os ciclistas seguiram para a zona rural, percorrendo distâncias que variavam de 12 a 50 quilômetros de extensão, de acordo com a categoria. No percurso, os competidores foram saudados e receberam apoio e incentivo de moradores das comunidades por onde passaram. Eles puderam, também, contemplar belezas da natureza. Na comunidade Salina, por exemplo, a trilha passou por entre um carnaubal, árvore símbolo do Piauí.

A chegada dos atletas foi festejada pelo público presente na Avenida. A maior disputa foi na categoria elite masculino. Dhiogo José Correia Lima, Curió Personal, e Francisco Édio Neves da Silva, da equipe Audax MR Peças, cravaram o mesmo tempo, 1 hora, 44 minutos e 43 segundos. A precisão no resultado foi atestada através do chip eletrônico instalado em todas as bicicletas.

Na categoria feminino local, a atleta Lorena Oliveira, da equipe Galo Bike, conquistou o bicampeonato no Desafio do Galo, fechando a prova de 12 km em 35 minutos e 27 segundos. Em 2º lugar ficou Malry Leia Dias Sousa, em 3º Aylane dos Santos Silva, em 4º Dayane Daneyla de Araújo Evangelista, e em 5º Keyla Kaeny Morreira Reis.

Após percorrer os 30 km em 1 hora, 18 minutos e 22 segundos, Marcondes Manoel de Lima, também da Galo Bike, foi o grande campeão da modalidade Masculino Local. Em 2º lugar ficou  Edson Vicente De Paiva, em 3º Valdeni José de Carvalho, em 4º Geraldo Matos Silveira Filho, e na 5ª posição, Araken Martins Alencar.

Clique aqui e veja o resultado em todas as modalidades!

Publicidade

Ao todo, como forma de apoio e incentivo ao esporte na modalidade Mountain Bike, foram distribuídos 15 mil reais em premiação, além de troféus para os primeiros colocados e medalhas para todos os competidores inscritos.

O prefeito de Jaicós, Neném de Edite, comemorou o sucesso do Desafio do Galo e já anunciou a 3ª edição para 2019, segundo ele, ainda maior e mais organizado. “O segundo Desafio do Galo foi um sucesso e nós já estamos planejando um evento ainda maior para 2019. Jaicós faz parte do calendário nacional e nós vamos apoiar e tornar esse evento uma referência para o Piauí e para o Nordeste”, disse.

O gestor acompanho de perto a competição. De moto, ao lado de Daniel Freitas, ele fez todo o percurso de 50 km. “Tive o prazer de acompanhar toda a trilha, da saída até a chegada, e a gente vê a emoção, a disputa, o esforço de todos competidores, mas também a solidariedade entre eles. E muito bonito. Graças a Deus ocorreu tudo em paz. […] Só temos a agradecer a população de Jaicós que está participando e aqui assistindo. Agradecemos aos ciclistas que vieram de longe prestigiar o Desafio do Galo. Se eles essa prova não aconteceria.”, pontuou.

Na avaliação do organizador, Daniel Freitas, da Naativa, a competição foi sucesso absoluto. “Estamos finalizando com sucesso mais um grande trabalho em prol do desenvolvimento do ciclismo em Jaicós e região. Nos resta comemorar esse sucesso e parabenizar a todos os atletas e ao prefeito Neném de Edite pelo iniciativa de apoiar o ciclismo e promover um evento desse porte”, disse.

O diferencial desse ano, segundo Daniel, além de uma melhor organização, foi Desafio estar reconhecido pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), somando pontos para o ranking nacional. “A gente espera que esse sucesso se repita no próximo ano e que a gente consiga colocar um número maior de atletas. Vamos planejar a data de acordo com outras provas no Nordeste e fazer de Jaicós a capital do Mountain Bike piauiense no mês de setembro”, finalizou.

Publicidade

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS