Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura de Vila Nova entrega certificados de curso sobre Inclusão, realiza exposição e comemora o dia da Mulher; fotos

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, gestão do prefeito Edilson Brito, por meio da Secretaria de Assistência Social e Comissão Intersetorial do Selo Unicef, promoveram na noite desta sexta-feira (15), no Ginásio Poliesportivo José Manoel de Oliveira, a solenidade de entrega de certificados à alunos do Curso Vila Nova de Portas Abertas para Inclusão, ao mesmo tempo que foi realizado evento alusivo em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

No início da solenidade tradicionalmente foi formada a mesa de honra, pelo prefeito Edilson Brito juntamente com a primeira-dama, Ana Carolina; a articuladora do Selo Unicef, profª Marli Veloso; a mobilizadora dos Adolescentes do NUCA, Taynara Oliveira; o presidente do CMDCA, Jhônatas Luz; a secretária de Educação, profª Antônia Maria; a secretária de Saúde, Almerinda Luz; os artistas plásticos, Edilberto Leal e Gustavo Henrique; o capoterapeuta, Denis Costa; os vereadores, Flávio Sousa e Maria das Dores e os secretários Erivan Lima (Governo), Dorgivaldo (Administração).

Logo após a composição da mesa, o momento solene de execução do Hino de Vila Nova do Piauí e a abertura oficial do evento a cargo do chefe do Executivo Municipal, prefeito Edilson Brito.

Durante discurso o gestor vila novense, Edilson Brito, deu boas-vindas ao público presente que participou e prestigiou o evento. O administrador enfatizou sobre trabalho dos artistas plásticos reforçando a missão administrativa de prestabilidade à população vila-novense.

“Agradeço aos pintores pelo belíssimo dom que Deus os deu. Quero agradecer ao amigo de infância Cosme Oliveira, aos vereadores presentes, ao professor Denis Costa, à professora Inês e aos demais professores presentes. A nossa administração sempre vem trabalhando ao lado do povo e estamos aqui hoje homenageando as mulheres com todo amor de coração porque vocês merecem. Quero deixar claro que podem contar comigo no que precisarem, seja na hora da doença, da necessidade porque estarei sempre à disposição para atender a cada um de vocês”, afirmou o prefeito.

A articuladora do Selo Unicef e professora, Marli Veloso, explicou qual o real objetivo do Curso Vila Nova de Portas Abertas para Inclusão, onde foram entregues certificados aos 75 alunos concludentes, destacando sobre os objetivos que são importantes para a gestão. Ressaltou Marli, em seu pronunciamento sobre o respeito e o direito da mulher.

Publicidade

“É necessário estarmos discutindo políticas públicas para as mulheres porque ainda vivemos num país que desrespeita a maior parte da população que é composta por mulheres. Nós mulheres e homens temos que nos unir para lutar contra toda e qualquer forma de preconceito. Não podemos admitir que nosso país tenha tantos índices de feminicídio, de discriminação e de violência contra a mulher. Ter uma administração tão comprometida com as questões da mulher é muito gratificante para nós que fazemos parte. Nós mulheres merecemos todo respeito assim como qualquer outro ser humano”, ressaltou.

O evento, além da temática alusiva ao Dia da Mulher, tratou a respeito da educação inclusiva. Durante o discurso da articuladora, foi ressaltado a respeito do significado e dos desafios que a educação inclusiva propicia. O tema “Vila Nova de Portas Abertas para Inclusão” em sua finalidade, é trabalhar e desenvolver estratégias com o objetivo de conhecer nas atividades educacionais, os potenciais dos alunos portadores de necessidades especiais.

“Nossa missão é incluir todas as pessoas, principalmente as portadoras de necessidades especiais. Assumimos compromisso de incluir todas as pessoas. Todos nós somos capazes de superamos nossos próprios limites e de melhorarmos como seres humanos e de conquistarmos nossos sonhos”, destacou Marli Veloso.

Nesse contexto houve a exposição artística “Telas da Superação” dos artistas Edilberto Leal e Gustavo Henrique que apresentaram seus trabalhos em telas com vários quadros surrealistas.

O pintor Edilberto Leal, natural da localidade Modesto Lopes, pertencente a Paquetá do Piauí, desde a infância, vive em Fátima do Piauí, município de Picos-PI. Ao longo da vida, teve algumas restrições, na realização de atividades que exigem maior esforço físico, porém, isso nunca foi um empecilho ao ponto de impedi-lo de dar vida e movimento aos seus desejos e aspirações mais profundos. Dil, como é carinhosamente chamado por todos, que não se referem a ele como “pessoa com deficiência” mas sim, como um grande artista e um ser humano que em sua essência, tem um grande potencial e que é sinônimo de inteligência, garra, determinação e uma verdadeira fonte de inspiração para toda a comunidade.

Publicidade

Dil conta que demonstrou interesse pelas artes plásticas desde a adolescência, tendo como principais influências artistas plásticos renomados, tais como: o pintor espanhol Salvador Dalí e a pintora brasileira, destaque da primeira fase do movimento modernista, Tarsila do Amaral, ambos representantes do Surrealismo, movimento de origem francesa, que se  caracteriza como “a arte da  expressão espontânea e automática do pensamento”, por fluir naturalmente, expressando a fusão dos sonhos e da realidade.

“Nunca frequentei escola de artes. Sou autodidata, e me inspiro na genialidade desses e de outros artistas, onde encontrei um campo fértil no seu próprio mundo interior, para expressar toda a subjetividade e até o momento, utilizando uma linguagem plástica moderna e atual, através da técnica de pintura óleo sobre tela. Ao longo do tempo como pintor, tenho aproximadamente cento e vinte e cinco quadros pintados”, falou Dil.

Além de Edilberto, outro artista das telas residente também no povoado, Fátima. O pintor, Gustavo Henrique, 24 anos, presente na ocasião com obras na exposição disse que há dois anos pinta quadros em óleo e acrílico sobre tela.

“Pinto há 2 anos, sempre em parceria com o Edilberto que é minha referência de todo o conhecimento prático em artes plásticas (óleo e acrílico sobre tela). Enquanto conhecimento teórico tenho como referência os movimentos: renascença e arte visionária, além da literatura e filosofia, a qual, dedico boa parte do meu tempo. Após o processo de interpretação tento levar partes para a arte plástica”, descreveu Gustavo.

Dando continuidade ao encontro, a professora, secretária municipal de assistência social e primeira-dama, Ana Carolina, fez suas saudações ao público e a todos os convidados mencionado a importância do acontecimento que celebra as ocasiões voltadas para a mulher e para educação inclusiva.

Publicidade

“Este evento é importante para nós mulheres. Hoje temos que ter a preocupação de viver esse momento de transição de tantos acontecimentos. Nós da Assistência Social e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, estamos sempre pensando no bem-estar de vocês. Em nome da gestão do prefeito Edilson Brito, é prazeroso fazer esse evento para vocês se sentirem lembradas. Agradeço as todas as pessoas que trabalham comigo. Obrigada a todas!”, agradeceu a primeira-dama.

O enfermeiro Dayro Coutinho, salientou também durante pronunciamento abordando sobre inclusão social no município em relação ao curso de Portas Abertas.

“O Curso Vila Nova de Portas Abertas significa empatia e, o significado de empatia, é respeitar as diferenças. É entender e compreender as diferenças entre as pessoas. O curso nos proporciona para sermos abertos e nos prepara para enfrentar barreiras”, frisou citando como exemplo os artistas Edilberto Leal e o cantor Cosme Oliveira.

A professora Josele, educadora municipal, saudou a todas as mulheres e ressaltou a importância do Portas Abertas para Inclusão de pessoas com deficiência.

“É muito importante para nós professores porque nos capacita a estarmos prontos a receber e acolher essas crianças com e sem deficiência. O que precisamos na realidade é fazermos educação que inclua a todos”, enfatizou Josele.

Publicidade

Cícera Geovânia, coordenadora da equipe de educação inclusiva do município, discursou e agradeceu pela oportunidade de discutir sobre o tema.

“A educação é de suma importância principalmente para as crianças que têm deficiência. O Programa Viver Sem Limites é um programa que oferece iniciativas de inclusão com transportes que dispõem de acessibilidades para portadores de necessidades especiais como cadeirantes”, falou.

Concluindo e repassando informações sobre a finalidade do estabelecimento educativo caracterizado como Creche, Geovânia explicou para todo os expectadores quais características importantes tem uma Creche, dentre outras.

“Ela tem um papel muito importante na questão da inclusão. O papel da creche é estimular o desenvolvimento da criança e perceber se tem algum tipo de deficiência, a qual não seja visível, melhorando, através da assistência a vida da criança e sua família. Não é apenas a criança, portadora de deficiência que sofre, é a família no contexto geral. Precisa-se de avanços nas políticas públicas e que essas andem juntas e garantam direito a resolução dos problemas sociais. A inclusão é uma política que dever ser adotada em todos os âmbitos”, informou.

Houve momento de capoterapia com o professor Denis Costa.

Publicidade

Ao final dos discursos, houve solenidade de entrega dos certificados para os concludentes. Após a solenidade de certificação, foi ofertado jantar e brindes onde na ocasião o público pôde prestigiar as artes em telas dos pintores, e também apresentação de show musical dos cantores Cosme Alencar, Leonardo Santos e Francisco das Chagas Monteiro.

A exposição Telas da Superação permanecerá até o dia 29 de março na Biblioteca Municipal Patativa do Assaré.

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS