Connect with us

DESTAQUES

Prefeitura e Governo do Estado implantam o Projeto ‘Viva o Semiárido’ e realizam formação para 32 professores em Fronteiras

Publicado

em

Com o objetivo geral de contribuir para a redução dos níveis de extrema pobreza da população rural do semiárido piauiense, por meio do incremento das atividades produtivas predominantes e do fortalecimento organizacional dos produtores rurais. Teve início nesta segunda-feira (29/05), na Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, no município de Fronteiras, a capacitação de professores em Educação do Campo e Contextualizada do Piauí que dará suporte teórico ao planejamento e a realização da formação de professores e gestores, num total de 32 educadores, das escolas municipais: Corinto Machado, na localidade Lagoa Seca e Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima, zona urbana do município.

O projeto possui três componentes e um deles é o de desenvolvimento social e humano, que abrange empreendedorismo e educação. É desenvolvido pelo Governo do Estado do Piauí, e tem como co-executora, a Secretaria Estadual de Educação que organiza parte das ações do projeto, no subcomponente Educação Contextualizada para convivência com o Semiárido.

Em Fronteiras foi implantado em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.

Um grandioso evento marcou a abertura da capacitação que segue até a próxima sexta-feira (2). Participaram da solenidade de abertura, a prefeita municipal, Maria José, a secretária de educação, Verônica Maria Pereira Ribeiro, o presidente da Câmara de Vereadores de Fronteiras, Gernilson Sobrinho, o Gerente da 16ª GRE, Edson Gomes, secretário municipal de agricultura, Dr. Wilson Batista, secretário de comunicação, Clediomar Sousa, a diretora da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, Joaquina Girlucia, além de demais diretores, coordenadores, professores e alunos.


Uma equipe formada por representantes do Estado, vieram ao município para a capacitação, entre a equipe, o engenheiro agrônomo, José Manoel de Oliveira- Zezé que coordena o programa na região do vale do Guaribas, integram a equipe do Estado a Francisca Lisboa, coordenadora das ações da educação na região, Medianeira- SETRE, Domerval de Sousa Luz, técnico do projeto, Cláudia Alves-Instrutora e consultora do projeto Viva o Semiárido e Jannice Maria-Agente de Desenvolvimento Territorial do Vale do Guaribas.

Na solenidade de abertura, os alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima fizeram uma coreografia com uma música regional.

Publicidade


O coordenador, José Manoel de Oliveira- Zezé falou inicialmente da importância da ação no município. “O projeto Viva o Semiárido já foi lançado em Fronteiras, hoje estamos trazendo a capacitação de professores/educadores, onde somos parte do território do Vale do Guaribas, no qual o município de Fronteiras está incluído nesta região. O projeto Viva o Semiárido visa fortalecer o sistema organizativo, o sistema produtivo de convivência com o semiárido, onde a convivência nos levar a acreditar que o semiárido é uma região muita rica. As ações do projeto tem investimentos do governo do Estado no valor de 106 milhões de reais, com financiamento do Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola-FIDA. A meta do projeto é formar 1.500 professores em cinco territórios do Piauí, entre eles, o Vale do Guaribas”, disse.


Francisca Lisboa, coordenadora da Educação de Campo Contextualizada e representante da SEDUC, explicou o processo formativo e a valorização que temos no semiárido. “Vamos ter 40h de formação, onde vamos retratar uma região que a história negou, não construiu um trabalho com essa gente, simplesmente criou estereótipos com a questão climática. Durante a nossa formação vamos nos inspirar no grande educador Paulo Freire. Precisamos trabalhar a educação contextualizada na nossa região, precisamos também colocar em prática os nossos ensinamentos, isto é, unir teoria e prática”, afirmou a representante da SEDUC.

A prefeita, Maria José apoia as ações e garantiu a parceria da gestão pública para o desenvolvimento do projeto.

“Como educadora estou plenamente feliz, satisfeita, com mais uma implementação desta natureza, porque a educação é um agente transformador. Hoje vimos chegar ao nosso município projeto como esse, que vai nos trazer vários benefícios para nossa região. Quero desejar a todos os professores que hoje estão aqui para serem capacitados, uma boa capacitação e que desenvolvam um trabalho a altura do projeto, pois este irá trazer ao nosso município bons resultados. Assim, sendo o meu desejo é de uma Fronteiras cada vez mais prospera e feliz”, pontuou.

A secretária de Educação, Verônica Maria foi rápida em sua fala e disse abraçar a causa e apoiar enquanto gestora da pasta da educação, “Nós sabemos que a finalidade maior deste projeto é diminuir as desigualdades dessa terra tão sofrida. Acolho a todos e digo ao Povo do semiárido, Fronteiras é de vocês”.

A professora Joaquina Girlucia, diretora da Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima, fez uma avalição da formação. “É de suma importância para o município uma capacitação como esta. A educação contextualizada é mais produtiva, espero que com essa formação de 40h para nossos docentes tenhamos mais êxito e uma maior valorização do semiárido. Valorizar nossa cultura, conhecer nossas potencialidades e trabalhar isso com os alunos é gratificante e prazeroso, afinal é aqui que habitamos”.

Veja mais fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS