Procurador do Piauí pede cumprimento de decisão que prevê prisão de políticos
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 06/04/16
Comments 0

Procurador do Piauí pede cumprimento de decisão que prevê prisão de políticos

O procurador geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, foi ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) na manhã desta segunda-feira (6) para fazer uma solicitação ao presidente da Corte Eleitoral. Ele pede o cumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determina a execução das penas para condenados em decisões de segundo grau no país.

A medida pode levar vários gestores e ex-gestores piauienses para a prisão. De acordo com o procurador, a intenção é que as penas condenatórias confirmadas em segundo grau passem a ser executadas imediatamente. Conforme Cleandro Moura, as guias de prisão devem ser expedidas e as medidas restritivas de direito aplicadas.

“A decisão do STF é para que se dê início ao cumprimento daquelas penas condenatórias de primeiro grau confirmadas em segundo grau. A aplicação dessa medida vai reduzir a sensação de impunidade e dar efetividade a aplicação da pena. Isso é inclusive uma medida que visa restaurar a credibilidade do Judiciário”, falou.

A procuradoria ainda não tem o número condenados no Piauí que seriam afetados pelo cumprimento da nova medida, no entanto o procurador ressalta que trata-se de uma quantidade bastante alta. “Com certeza [é um número significativo]. Para ter dados mais plausíveis teremos que verificar junto às corregedorias dos dois tribunais [TJ e TRE-PI] a quantidade exata já para solicitar o cumprimento”, completou.

O presidente do TRE-PI, desembargador Joaquim Santana, destacou que o cumprimento da medida é um avanço no sentido de melhorar no aspecto de punição aos que são considerados culpados. Ele enviou a solicitação da Procuradoria para a Corregedoria do Tribunal fazer o levantamento de quem são os condenados. O órgão deverá concluir os dados em 15 dias.

“Nós encaminhamos o pedido para a Corregedoria para conhecer os condenados dentro de um prazo razoável. Ainda não temos ideia exatamente de quantos são, mas é um número significativo. Embora haja críticas jurídicas a essa decisão ainda, nós devemos aceitar. Eu acho louvável e vamos cumprí-la”, falou o desembargador.

Fonte: G1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Justiça Eleitoral vai realizar mutirão de recadastramento biométrico em Massapê. Veja!

Visando oferecer mais acessibilidade aos eleitores dos municípios que integram a 19ª Zona Eleitoral, a Justiça Eleitoral, tem realizado mutirões de atendimento para a revisão eleitoral com coleta de dados

DESTAQUES

Mulher é encontrada morta com perfurações de faca em cidade do Piauí

Na manhã desta terça-feira (07/05), o corpo de uma mulher identificada como Antônia Maria de Sousa Silva, de 23 anos, foi encontrado em uma região de piçarra, no bairro São

DESTAQUES

Ônibus com romeiros colide com caminhão e deixa mortos e feridos em Campos Sales

Cinco pessoas morreram em uma colisão entre um ônibus e um caminhão em Campos Sales, no interior do Ceará, na tarde desta quinta-feira (13), de acordo com profissionais do Serviço